Imagem da matéria: Senadores dos EUA pedem investigação sobre papel da Binance e Tether no financiamento do terrorismo 
Foto: Shutterstock

Os legisladores norte-americanos pediram na quinta-feira (26) ao Departamento de Justiça que prossiga com uma investigação sobre a Binance e a Tether para ver se as gigantes do mercado de criptomoedas ajudaram a facilitar o financiamento do Hamas. 

Em uma carta, a senadora Cynthia Lummis e o deputado French Hill, ambos do Partido Republicano, pediram na quinta-feira (26) ao DOJ “que chegasse a uma decisão de cobrança sobre a Binance que reflita seu nível de culpabilidade para concluir rapidamente suas investigações sobre as atividades ilícitas em curso envolvendo Tether”.

Publicidade

A carta foi enviada depois que o Wall Street Journal noticiou sobre o Hamas ter usado contas da Binance e a stablecoin USDT, emitida pela Tether, para financiar seu ataque a Israel no início deste mês. Desde então, a empresa de dados blockchain Elliptic disse que os relatórios do WSJ eram imprecisos.  

Mas a senadora Lummis disse na carta que, embora o financiamento no artigo “provavelmente não seja preciso”, o DOJ deve “responsabilizar os maus atores se for provado que eles facilitaram atividades ilícitas”. 

“Instamos o Departamento de Justiça a avaliar cuidadosamente até que ponto a Binance e a Tether estão fornecendo apoio material e recursos para apoiar o terrorismo por meio de violações das leis de sanções aplicáveis e da Lei de Sigilo Bancário”, dizia a carta de quinta-feira. 

“Para esse fim, apoiamos fortemente a ação rápida do Departamento de Justiça contra a Binance e a Tether para sufocar as fontes de financiamento para os terroristas que atualmente atacam Israel.”

Publicidade

Investigações em curso

O DOJ tem investigações em curso sobre a Tether e a Binance, de acordo com artigos do WSJ e da Bloomberg, em que ambos citam fontes não identificadas. 

A senadora Lummis geralmente fala abertamente sobre a indústria de ativos digitais — mas não é anticripto: ela é conhecida como a “Senadora do Bitcoin” por sua defesa dos criptoativos no Capitólio e pressão por uma regulamentação do setor. 

O Hamas há muito tempo coleta doações na forma de criptomoedas como Dogecoin e Bitcoin, de acordo com especialistas. 

Mas depois que uma carta de legisladores bipartidários na semana passada exigiu respostas sobre o papel que a criptomoeda desempenha no financiamento do terrorismo, analistas apontaram que as afirmações de que os criptoativos desempenham um grande papel na crise Israel-Palestina não são totalmente precisas. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Elon Musk faz memecoins desabarem após abandonar nome ‘Harry Bolz’ no X

Elon Musk faz memecoins desabarem após abandonar nome ‘Harry Bolz’ no X

As memecoins associadas ao nome “Harry Bōlz” que Musk adotou no X despencaram após ele abandonar o apelido
Imagem da matéria: Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

A parceria da Ripple com a Unicâmbio cria um novo corredor de pagamentos transfronteiriços entre Portugal e Brasil
Agentes da Polícia Nacional da Espanha prendendo sequestradores

Polícia prende sequestradores de corretor de criptomoedas na Espanha; veja vídeo

A vítima enganou os sequestradores ao falar em hindi ao telefone, fingindo colaborar com a transferência de cripto, enquanto, na verdade, pedia socorro
Imagem da matéria: Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Plataforma de análise Bubblemaps descobriu padrões de carteiras que conectam duas memecoins que causaram milhões em prejuízo a investidores