Imagem da matéria: Senadores dos EUA pedem investigação sobre papel da Binance e Tether no financiamento do terrorismo 
Foto: Shutterstock

Os legisladores norte-americanos pediram na quinta-feira (26) ao Departamento de Justiça que prossiga com uma investigação sobre a Binance e a Tether para ver se as gigantes do mercado de criptomoedas ajudaram a facilitar o financiamento do Hamas. 

Em uma carta, a senadora Cynthia Lummis e o deputado French Hill, ambos do Partido Republicano, pediram na quinta-feira (26) ao DOJ “que chegasse a uma decisão de cobrança sobre a Binance que reflita seu nível de culpabilidade para concluir rapidamente suas investigações sobre as atividades ilícitas em curso envolvendo Tether”.

Publicidade

A carta foi enviada depois que o Wall Street Journal noticiou sobre o Hamas ter usado contas da Binance e a stablecoin USDT, emitida pela Tether, para financiar seu ataque a Israel no início deste mês. Desde então, a empresa de dados blockchain Elliptic disse que os relatórios do WSJ eram imprecisos.  

Mas a senadora Lummis disse na carta que, embora o financiamento no artigo “provavelmente não seja preciso”, o DOJ deve “responsabilizar os maus atores se for provado que eles facilitaram atividades ilícitas”. 

“Instamos o Departamento de Justiça a avaliar cuidadosamente até que ponto a Binance e a Tether estão fornecendo apoio material e recursos para apoiar o terrorismo por meio de violações das leis de sanções aplicáveis e da Lei de Sigilo Bancário”, dizia a carta de quinta-feira. 

“Para esse fim, apoiamos fortemente a ação rápida do Departamento de Justiça contra a Binance e a Tether para sufocar as fontes de financiamento para os terroristas que atualmente atacam Israel.”

Publicidade

Investigações em curso

O DOJ tem investigações em curso sobre a Tether e a Binance, de acordo com artigos do WSJ e da Bloomberg, em que ambos citam fontes não identificadas. 

A senadora Lummis geralmente fala abertamente sobre a indústria de ativos digitais — mas não é anticripto: ela é conhecida como a “Senadora do Bitcoin” por sua defesa dos criptoativos no Capitólio e pressão por uma regulamentação do setor. 

O Hamas há muito tempo coleta doações na forma de criptomoedas como Dogecoin e Bitcoin, de acordo com especialistas. 

Mas depois que uma carta de legisladores bipartidários na semana passada exigiu respostas sobre o papel que a criptomoeda desempenha no financiamento do terrorismo, analistas apontaram que as afirmações de que os criptoativos desempenham um grande papel na crise Israel-Palestina não são totalmente precisas. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: A indústria das criptomoedas se despede de Gary Gensler — exatamente como poderia se esperar

A indústria das criptomoedas se despede de Gary Gensler — exatamente como poderia se esperar

Anúncio da renúncia do presidente da SEC foi recebido com um suspiro de alívio no Crypto Twitter, junto com uma série de memes de zombaria
Imagem da matéria: Pablo Marçal se choca com alta do Bitcoin: "Não para de subir"

Pablo Marçal se choca com alta do Bitcoin: “Não para de subir”

Mais famoso coach do Brasil, Pablo Marçal já declarou várias vezes que o Bitcoin era “coisa de bandido” e chegou a recomendar que as pessoas se afastassem
Imagens dos símbolos das principais stablecoins

Minuta do Banco Central prevê proibição de autocustódia de stablecoins e gera debate

A norma prevê ser “vedado a transmissão de ativo virtual denominado em moeda estrangeira para carteira autocustodiada”
Imagem da matéria: Alguém acabou emprestar R$ 16 milhões usando apenas um NFT como garantia

Alguém acabou emprestar R$ 16 milhões usando apenas um NFT como garantia

Um investidor conseguiu um dos maiores empréstimos da história da rede ao colocar seu CryptoPunk como garantia