Imagem da matéria: Rival da IQ Option desafia CVM e promove corretora no Brasil
Foto: Shutterstock

A empresa Olymp Trade, concorrente da IQ Option nos negócios de opções binárias, decidiu desafiar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e seguir promovendo a corretora no Brasil. A plataforma vem fazendo contato com a imprensa para divulgar um novo serviço.

Em fevereiro de 2019, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou a suspensão das atividades da empresa Olymp Trade, que opera com criptomoedas, por atuar de forma irregular no mercado. A autarquia ainda instituiu pena de multa diária de mil reais, caso a determinação fosse descumprida.

Publicidade

Mas a empresa não parou suas atividades. Seu site em português continua online, o perfil de Twitter voltado pada brasileiros também, e até mesmo comunicados para a imprensa são feitos.

O Portal do Bitcoin perguntou se a empresa havia regularizado a situação junto à CVM. A resposta evasiva:

“Assim como muitas corretoras sem licenças locais, enfrentamos uma situação na qual a CVM alertou usuários contra fazer negócios conosco. É uma situação lamentável, mas desde então os traders brasileiros continuaram a usar nossa plataforma e recebemos muito suporte da nossa comunidade local. Isso não significa que não sejamos regulamentados – somos membros da Comissão Financeira Internacional (FinaCom) desde fevereiro de 2016.”

Alerta contra a rival da IQ Option

Em fevereiro de 2019, a CVM expediu um alerta no seu site informando aos investidores que a empresa estaria proibida de continuar com sua atuação no mercado de operações em opções binárias.

Segundo o Ato Declaratório CVM 16.898, a companhia “não está autorizada” pela autarquia “a captar clientes residentes no Brasil” para a realização das operações em opções binárias, que vem sendo feitas pelo seu site.

Publicidade

Francisco José Bastos Santos, Superintendente da RMI, afirma, no documento, que a Smartex International LTD, também conhecida como Olymp Trade, atua com uma espécie de valor mobiliário, definido como contrato derivativo.

Santos aponta que esse tipo de negociação “sobre a variação de preços de determinados ativos, tais como ações, moedas estrangeiras e commodities” se amolda à definição de “contratos derivativos  e, por conseguinte, ao conceito legal de valor mobiliário, conforme disposto no inciso VIII do art. 2º da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976”.

Esse dispositivo legal citado traz uma relação de espécies de valores mobiliários, os quais não podem ser negociados sem a autorização da autarquia.

Os chamados contratos derivativos considerados como Valor mobiliário não dependem dos ativos subjacentes negociados. Em outros termos, o ativo por trás do investimento pode ser até mesmo as criptomoedas, que a CVM passou a adotar como Criptoativos.

*Colaborou Cláudio Goldberg Rabin

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitso, Foxbit, MB e Cainvest se unem para lançar stablecoin pareada em real

Bitso, Foxbit, MB e Cainvest se unem para lançar stablecoin pareada em real

Chamada de BRL1, a stablecoin promete facilitar transações entre exchanges e abrir novas oportunidades de uso no mercado global
Imagem da matéria: 6 jogos cripto do Telegram para ganhar moedas após airdrop do Hamster Kombat

6 jogos cripto do Telegram para ganhar moedas após airdrop do Hamster Kombat

O token do Hamster Kombat chegou. Pronto para explorar jogos novos no Telegram que ainda não fizeram seus airdrops? Nós temos sugestões
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Binance rejeita maioria dos pedidos de bloqueio de contas de Israel, afirma diretor

A Binance afirmou que recentemente rejeitou 86% dos pedidos de Israel para congelar carteiras de criptomoedas de usuários palestinos
Investidor olhando para telas

Veja os indicadores de outubro que podem agitar o mercado de criptomoedas

Dados de emprego e ata do FOMC, além de indicadores na China e UE, devem guiar os mercados e podem levar a novas altas do Bitcoin e outras criptomoedas