A edição 2020 do Lift, programa de inovação no mercado financeiro do Banco Central (BC), já conhece os projetos selecionados para este ano. A relação, que conta com 25 nomes, foi divulgada nesta semana pela instituição.
O Lift (sigla para Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) chega à sua terceira edição em 2020. Seu objetivo é fomentar ideias e projetos relacionados à indústria financeira e às atividades de supervisão e regulação do Banco Central do Brasil.
A iniciativa é coordenada pelo Instituto Fenasbac, em conjunto com o BC, e conta com o apoio de empresas de tecnologia como AWS, Cielo, IBM, Microsoft, Celers, Multiledgers e R3 —estas duas últimas, inclusive, atuam com foco em blockchain.
O programa faz parte ainda da série de medidas empreendidas pelo Banco Central para fomentar a inovação e modernização do sistema financeiro brasileiro. Entre elas estão o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos, e o Open Banking.
Projetos selecionados
Neste ano foram 25 ações selecionadas, que começarão a ser desenvolvidas já a partir de junho. Veja abaixo a lista:
- Ativo Digital Florestal – Monetizando os Recursos Naturais Brasileiros em Favor dos Agricultores;
- BANKHUB;
- BillApp;
- BIPP TECNOLOGIA;
- CAISHEN;
- Croopi.org – Crowd Cooperation International (Ex crowdcapital.com.br);
- Farm Check;
- Hallo;
- Inclusão da Agricultura Familiar Desbancarizada;
- INCO;
- Julius;
- KALEA;
- Left – Hub de Soluções para Fintechs;
- Liv Pagamentos USSD;
- Lupatech;
- Maná Consórcio;
- Mara App;
- Modelo de Sucesso Compartilhado;
- Poupix;
- preks – Plataforma para Cessão Digital de Precatórios com Registro em Blockchain;
- Pulsar Crédito;
- Registro de Consentimento – ReConID;
- TapOnPhone of Symbiotic;
- X4Fare: Reinventando o pagamento de transporte;
- ZAP! Investiment.
Leia Também
De olho no blockchain
O atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é um fã confesso do blockchain e já a defendeu em diversas oportunidades como um elemento de inovação no mercado.
“Acredito que duas tecnologias, principalmente, vão inovar no mundo financeiro. O blockchain, na parte de rede e de registro, e o uso da nuvem, para armazenar informações dos usuários. Os bancos estão virando empresas de informação”, disse o presidente do BC durante evento em março de 2019.
O interesse do BC também pode ser medido pela participação de técnicos da instituição em eventos diversos no exterior que abordam blockchain.
- Leia também: “Estou sendo ameaçado por perder R$ 1 milhão na corretora que o Ronaldinho faz propaganda”
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br