Imagem da matéria: Procurado pela polícia, CEO de corretora de bitcoin da Turquia reaparece e diz que fundos estão seguros
CEO da empresa, Faruk Fatih Ozer (Foto: Reprodução)

O CEO da Thodex, corretora de criptomoedas da Turquia que saiu do ar e suspeito de fraude, publicou na noite de quinta-feira (22) em seu perfil no Twitter que teve que interromper as negociações da exchange para investigar um suposto ataque hacker.

Segundo Faruk Fatih Ozer, no entanto, os US$ 2 bilhões em criptomoedas dos 391.000 investidores da empresa estariam seguros. “Nenhum cliente será afetado”, escreveu ele.

Publicidade

Apesar de tentar apaziguar a situação, Ozer, segundo o governo turco, teria fugido para a Albânia, pequeno país localizado no sudeste da Europa. A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) – a pedido da Turquia – emitiu um aviso vermelho contra ele.

Na manhã desta sexta-feira (23), a polícia do país prendeu 62 pessoas que podem estar envolvidas com a exchange, segundo a Anadolu, agência oficial de notícias do país.

Além das prisões, o governo apreendeu documentos da corretora. O conselho de investigação de crimes financeiros da Turquia, chamado de MASAK, também bloqueou as contas bancárias do negócio.

Foto: Divulgação/ Agência Anadolu

Desespero dos clientes

No Twitter, diversos clientes enviaram mensagens lamentando a situação ou pedindo ajuda para membros do governo.

“Prezado ministro @thodexofficial. Eu não quero dinheiro. Thodex abra minha conta, deixe-me transferir meu saldo em criptomoedas para outra carteira. Eles podem fazer isso. Peço que você (ministro) faça o que for necessário para remediar esta reclamação”, disse um deles.

Publicidade

“Amigos que investiram dinheiro (na Thodex) , espero que consigar receber o valor”, disse outro usuário em um comentário no perfil do Twitter do CEO da exchange.

Turquia contra as criptomoedas

O governo da Turquia não é muito fã das criptomoedas. Na semana passada, o Banco Central do país proibiu o uso de bitcoin e altcoins como forma de pagamento de bens e serviços. A nova legislação entra em vigor no dia 30 de abril.

O anúncio foi feito no momento em que os ativos digitais estavam a todo vapor no país, que viu sua moeda – a lira turca – enfraquecer e atingir baixas históricas no mês passado por causa da inflação.

Em março, as buscas por bitcoin no Google disparam no país — chegando a 100 numa escala de 0-100 — após desvalorização da moeda local.

VOCÊ PODE GOSTAR
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico vai continuar comprando Bitcoin até atingir US$ 100 mil: “Então vou parar”

Robert Kiyosaki alertou sobre ambição e cautela estratégica: “Não é hora de ser ganancioso”
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013
CEO Rick Wurster da Charles Schwab posa para foto

“Não comprei cripto e agora me sinto um bobo”, diz CEO da Charles Schwab

A entrada da Schwab no mercado de criptomoedas à vista sinaliza uma mudança mais ampla entre as instituições financeiras tradicionais, que estão se adaptando à demanda dos investidores