Imagem da matéria: Jogadores de Fortnite estão sendo alvos de malwares que roubam bitcoin
(Foto: Shutterstock)

Os players do popular jogo online Fortnite estão sendo alvos de ataque cibernético por meio de um malware que rouba bitcoin. De acordo com a empresa de segurança virtual Malwarebytes Labs, o programa malicioso chega ao usuário na forma de ferramentas que prometem melhorar a performance.

Christopher Boyd, principal analista de inteligência da empresa e responsável pela publicação do alerta, disse que esses malwares disfarçados podem roubar tanto dados pessoais quanto bitcoin dos usuários do Game.

Publicidade

Ele observou que o malware também age em vídeos do YouTube, oferecendo downloads e acesso gratuitos para versões Android do Fortnite.

“Não é de se surpreender que os trapaceiros aproveitem essas novas temporadas para agirem”, diz o autor do artigo. Ele se referiu ao ‘Season 6’ do Fortnite, nova temporada lançada em 27 de setembro.

No entanto, desta vez eles tinham algo um pouco mais perigoso em mente. Em vez de insistirem na sorte de o player baixar seus programas maliciosos, eles esconderam um malware para roubar dados e assim identificar carteiras de Bitcoin, diz o relatório.

Os cibercriminosos, historicamente, têm paciência na condução de ataques e na maioria das vezes eles tramam um passo a passo para no final enganar o usuário. Foi o que aconteceu no Youtube.

Publicidade

Os vídeos intitulados “New Season 6 Fortnite Hack Cheat Free Download September 2018/WH/Aimbot/Undetectable”, “Fortnite Hack Free Download” e “Fortnite Cheat”, promovem um passo a passo que, se seguido, é fatal para cair na armadilha.

Um dos vídeos teve 120.892 visualizações antes de ser removido por violar a política de spam da plataforma, observou Boyd, frisando que disfarçar malwares como uma ferramenta fraudulenta não é uma técnica nova, mas pode causar muitos danos.

Ele explicou:

“Quando o arquivo ‘.exe’ é executado, ele obtém detalhes do computador e, em seguida, os envia por meio do comando POST (método de solicitação suportado pelo HTTP, frequentemente usado ao fazer o upload de um arquivo)”.

O analista da Malwarebytes deixou a dica para caso alguém seja escolhido para tais ‘ofertas irrecusáveis’ oferecidas pelos fraudador.

“Ganhar é ótimo, mas não vale a pena arriscar uma gama de informações pessoais para fazer o trabalho”.

O Fortnite tornou-se um dos videogames mais populares do mundo em diversas plataformas, reportou o site Nulltx, que também noticiou o alerta e ampliou:

“Outra plataforma que também é vulnerável a estes tipos de ataques é a do Twitch, onde o Bitcoin se torna tópico de debates regularmente”.

Publicidade

“É fato que uma grande parte dos entusiastas de videogames também o são das criptomoedas e os criminosos certamente têm o conhecimento dessas tendências e eventualmente ajustam suas estratégias de invasão”, alertou o site.

No Reddit, que também apareceram vários tópicos sobre essas novas ameaças aos players do Fortnite, no geral os usuários acham que é difícil de cair no golpe, mas que tem certas situações que acabam ajudando, como os iniciantes e crianças.

“A audiência [do jogo] vem de crianças do ensino fundamental. E elas não têm prudência e tomam a seguinte ação: ‘é legal, vou instalar’”, escreveu o usuário ‘a0x129‘.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin partida ao meio e apoiada em máquina de mineração

Bitcoin conclui 4º halving com sucesso e recompensa de mineradores cai pela metade

Saiba como foi o evento e veja as previsões de preço do Bitcoin daqui para frente
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

ETF de Bitcoin da Grayscale já perdeu 50% de suas reservas de BTC desde janeiro

No mesmo período, os ETFs de Bitcoin da BlackRock e Fidelity ganharam até 32% de participação de mercado
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Autor de “Pai Rico, Pai Pobre” explica por que não vai comprar ETF de Bitcoin

Robert Kiyosaki defende há anos Bitcoin, ouro e prata como as maiores reservas de valor