Investidor desesperado
Shutterstock

Os investidores estão retirando fundos das principais exchanges de criptoativos, segundo analistas do JPMorgan. O êxodo é resultado da perda de confiança com o colapso da FTX – até poucos dias atrás, a segunda maior corretora do mundo.

Em nota aos investidores publicada nesta semana, o banco de investimento observa que todas as grandes corretoras tiveram retiradas de valores – mas classificaram Gemini, OKX e Crypto.com como os casos mais “preocupantes”. 

Publicidade

Os mesmos analistas disseram que o mercado de stablecoins está ficando menor—e isso pode continuar a prejudicar o preço de outras grandes criptomoedas, como o Bitcoin

A FTX foi uma das exchanges de ativos digitais mais populares, mas na semana passada implodiu—perdendo bilhões de dólares em dinheiro dos investidores. A exchange e suas empresas relacionadas quebraram porque a FTX estava usando dinheiro da exchange para fazer apostas por meio da empresa de trade Alameda Research, também fundada pelo CEO da FTX, Sam Bankman-Fried. 

Depois que um documento vazado revelou que as participações da Alameda estavam principalmente no token FTT emitido pela FTX e em outros ativos altamente ilíquidos, a exchange rival Binance anunciou que venderia todo o seu estoque de FTT—levando a uma corrida bancária e, eventualmente, causando uma crise de liquidez que colapsou a FTX.

A queda da exchange gerou um tumulto no mercado cripto, causando uma desvalorização nos preços das principais moedas e tokens. O Bitcoin, a maior criptomoeda por capitalização de mercado, atingiu sua mínima histórica em dois anos como resultado disso. 

Publicidade

Efeito em cascata

“Nós argumentamos que, semelhante ao que vimos após o colapso da TerraUSD em maio passado, a atual fase de desalavancagem que começou com o colapso da Alameda Research e da FTX provavelmente vai reverberar por pelo menos algumas semanas, induzindo uma cascata de chamadas de margem e falhas de empresas/plataformas cripto”, escreveram os analistas do JPMorgan, referindo-se ao colapso no início deste ano, do projeto cripto Terra, que também perdeu bilhões de dólares em dinheiro dos investidores.

“Desalavancagem”, neste caso, é quando investidores ou empresas reduzem a dívida que anteriormente assumiram para fazer investimentos no setor de criptoativos. A maioria dos analistas de mercado concorda que somente depois que a inadimplência for eliminada, o mercado de cripto atingirá seus piores índices históricos e potencialmente se recuperará.

Os analistas acrescentaram que, a menos que o segmento de stablecoins não pare de encolher, o mercado terá dificuldades para se recuperar. “Seria difícil aqui imaginar uma recuperação sustentada nos preços das criptomoedas sem que o encolhimento do universo stablecoin parasse”, diz a nota.

As stablecoins são um tipo de criptomoeda atrelada a outro ativo, como dólares ou ouro. Elas são projetadas para serem estáveis, ao contrário do Bitcoin ou de outros ativos digitais voláteis. 

Publicidade

Esses ativos digitais são frequentemente usados por operadores cripto para entrar e sair rapidamente de posições em outras moedas ou tokens sem a necessidade de converter os ativos para uma moeda fiduciária—como dólares americanos—e são considerados como uma espinha dorsal do mercado cripto. 

O JPMorgan disse que o valor de mercado das maiores stablecoins atingiu o pico de US$ 186 bilhões em maio, antes do colapso da TerraUSD, mas vem diminuindo desde então—com US$ 25 bilhões sendo retirados por meio de resgates de stablecoins. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Smartphone mostra logotipo da Binance à frente de tela de negociação

Binance vai excluir seis pares de negociação com Bitcoin, BNB e stablecoins; confira

As remoção das listagens ocorrem entre esta semana e a próxima; veja as datas e horários
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Usuários do Notcoin agora recebem benefícios nos jogos Pixelverse e Musk Empire

O jogo cripto original do Telegram se uniu ao Pixelverse e Musk Empire para oferecer benefícios especiais aos jogadores
Vitalik Buterin

Criador do Ethereum pede que eleitores não apoiem políticos só porque eles se dizem pró-cripto

Em meio à crescente adesão de Trump às criptomoedas, a publicação de Vitalik Buterin provocou reações mistas na comunidade cripto
Imagem da matéria: 7 altcoins que estão superando a recuperação do mercado de criptomoedas

7 altcoins que estão superando a recuperação do mercado de criptomoedas

A temporada das altcoins está começando? Embora as criptomoedas de primeira linha estejam de lado, algumas altcoins registram ganhos impressionantes de até 11% hoje