Imagem da matéria: Hong Kong terá novas regras para criptomoedas e já atrai corretoras
Regulação atual do mercado cripto de HK foi feita em 2018 e deve passar por mudanças (Foto: Shutterstock)

A corretora Bitget anunciou nesta quinta-feira (27) que irá começar uma operação baseada em Hong Kong, pouco após a região chinesa anunciar o lançamento próximo de uma nova regulação, na tentativa de voltar a se tornar um hub asiático para as criptomoedas

A Bitget disse em uma publicação em seu blog que irá fazer uma aplicação para atuar sob a licença que Hong Kong está criando para os serviços de Virtual Asset Service Provider (VASP), que passarão a ser implementados no dia 1º de junho. 

Publicidade

Os clientes da empresa terão que obrigatoriamente transferir suas contas do portal Bitget.com para o BitgetX.hk. 

Novas leis cripto em Hong Kong

Em reportagem publicada nesta quinta-feira (27), o portal Decrypt ressaltou que o novo regime de licenciamento de criptomoedas de Hong Kong deve ser lançado já em maio, citando a CEO da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong, Julia Leung.

Falando nesta quinta-feira (27) em um evento, Leung disse que a estrutura regulatória para trade de ativos digitais recebeu mais de 150 propostas durante o processo de consulta pública.

As novas regras também devem permitir que os investidores de varejo negociem as principais criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) já no dia 1º de junho.

Embora atualmente o trade de criptomoedas seja autorizado em Hong Kong, os investidores com carteiras abaixo de US$ 1 milhão estão sujeitos a certas restrições previstas na legislação existente.

Publicidade

Trazendo os bancos para o jogo

Também na quinta-feira (27), a Autoridade Monetária de Hong Kong publicou uma comunicação em seu site reforçando que está comprometida em facilitar que empresas financeiras, como bancos, prestem serviços como VASPs.

“Nos últimos meses, discutimos ativamente com os bancos e os lembramos de que não há nenhuma exigência legal e regulatória que proíba os bancos em Hong Kong de fornecer serviços bancários a entidades relacionadas a ativos virtuais”, afirma. 

Além disso, o comunicado assinado pelo executivo Arthur Yuen, ressalta que o governo definiu claramente na sua declaração de política em outubro o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e responsável do setor em Hong Kong. 

“Com a implementação do regime regulatório para as atividades de Virtual Assets em Hong Kong e o fortalecimento dos regimes de supervisão em diferentes jurisdições de acordo com os padrões internacionais, e à medida que o setor bancário desenvolve uma melhor compreensão da indústria de VA ao longo do tempo, esperamos que os provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) poderão solicitar com êxito uma conta bancária por meio de um processo razoável”, aponta Yuen.

Publicidade

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Solana será a próxima criptomoeda a ganhar um ETF? Especialistas respondem

Veja também se Dogecoin, Toncoin e outras criptomoedas poderão futuramente estrear no mercado financeiro tradicional como o Bitcoin e o Ethereum