Imagem da matéria: Hong Kong perto de voltar a permitir compra e venda de criptomoedas para investidores do varejo
Regulação atual do mercado cripto de HK foi feita em 2018 e deve passar por mudanças (Foto: Shutterstock)

Hong Kong parece pronta para convidar comerciantes de varejo de volta ao cassino cripto.

Em um novo documento de consulta, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (SFC) propôs “permitir que todos os tipos de investidores, incluindo investidores de varejo, acessem serviços de negociação fornecidos por operadores licenciados de plataforma de negociação VA [ativo virtual]”.

Publicidade

A proposta recomenda que várias condições sejam atendidas antes que a negociação de criptomoedas para investidores de varejo seja reaberta, incluindo avaliações de conhecimento e risco, além de potencialmente estabelecer limites para a quantidade de exposição permitida aos comerciantes.

O SFC identificou critérios para os quais as criptomoedas também estariam disponíveis para negociação. As plataformas de negociação seriam responsáveis ​​por avaliar a equipe por trás de um token, bem como materiais de marketing, riscos legais e estabelecer “quão resistente [a rede do token] a ataques comuns”, como um ataque de 51%.

Depois disso, porém, o espaço para novos tokens parece relativamente pequeno, com a Comissão propondo que apenas “ativos virtuais de grande capitalização” sejam elegíveis para listagem.

Isso é definido pelo SFC como tokens “que estão incluídos em pelo menos dois ‘índices aceitáveis’ emitidos por pelo menos dois provedores de índices independentes”.

Esses e outros aspectos do regime cripto recém-proposto em Hong Kong ainda estão abertos para discussão. Os interessados ​​em contribuir para o processo têm até 31 de março de 2023. A entrada em vigor do regime está prevista para 1º de junho de 2023.

Publicidade

A Comissão disse que o “cenário de ativos virtuais mudou significativamente” desde que introduziu a atual estrutura regulatória em 2018. Essa estrutura só permitia que as plataformas de negociação oferecessem seus serviços a traders profissionais e clientes institucionais.

Com o tempo, essa abordagem foi afrouxada em alguns pontos. No ano passado, por exemplo, o SFC permitiu que os comerciantes de varejo começassem a negociar produtos derivativos e fundos negociados em bolsa (ETFs) cripto.

Os ETFs permitem que os investidores obtenham exposição à criptomoeda subjacente sem a necessidade de autocustódia do ativo. A HKEX foi uma das primeiras bolsas de valores em Hong Kong a lançar um produto ETF Bitcoin e Ethereum em dezembro passado, cada uma acompanhando futuros negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME).

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Trump promete reverter prisão perpétua de Ross Ulbricht; criador do Silk Road agradece

Trump promete reverter prisão perpétua de Ross Ulbricht; criador do Silk Road agradece

“Depois de 11 anos na prisão, é difícil expressar como me sinto neste momento”, escreveu Ulbricht
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM julga hoje pirâmide Atlas Quantum; veja detalhes da acusação

Procuradoria da CVM acusa Atlas Quantum de operação fraudulenta no mercado de valores mobiliários e embaraço à fiscalização da CVM
Imagem da matéria: Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

De 8 a 10 de outubro, pontos chave da cidade de Madri atrairão o ecossistema Web3 sob uma perspectiva de negócios, legal e técnica
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%