Imagem da matéria: "FTX foi construída sobre mentiras", acusam promotores em julgamento de Sam Bankman-Fried
Foto: Shutterstock

O ex-magnata cripto Sam Bankman-Fried “roubou bilhões de dólares” em dinheiro e criptomoedas de milhares de pessoas e constantemente mentiu para fazer isso, acusaram os promotores dos Estados Unidos nesta quarta-feira (4), durante as declarações de abertura do julgamento de SBF.

O Procurador Assistente dos EUA Thane Rehn disse aos jurados que o ex-CEO da FTX “sabia que sua empresa não mantinha o dinheiro dos clientes em segurança”.

Publicidade

Ele também alegou que a empresa de Bankman-Fried foi “construída sobre mentiras” e que seus sócios comerciais próximos sabiam o que ele estava fazendo. “Ele usou o dinheiro de outras pessoas para si mesmo”, disse Rehn.

Leia também: FTX: Tudo que você precisa saber sobre o julgamento de Sam Bankman-Fried

A FTX, que um dia foi uma das marcas mais reconhecidas no espaço das criptomoedas, faliu rapidamente e de forma inesperada em novembro passado.

Os promotores alegam que Bankman-Fried misturou fundos dos clientes para fazer apostas arriscadas na Alameda Research e saqueou a empresa.

No entanto, o advogado de defesa de Bankman-Fried, Mark Cohen, disse hoje ao tribunal que “Sam agiu de boa fé e tomou medidas comerciais razoáveis”.

Publicidade

Cohen afirmou que Bankman-Fried era um “nerd matemático” que não roubou, mas sim “emprestou” dinheiro da FTX para a Alameda, a empresa de negociação irmã da exchange de criptomoedas.

Ele acrescentou que a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, e seu CEO, Changpeng ‘CZ’ Zhao, lançaram um “ataque” à Alameda Research por meio de um tweet. Antes da FTX entrar em processo de falência no ano passado, CZ anunciou que venderia as participações da Binance no token da exchange, FTT. Isso desencadeou uma crise de liquidez e a FTX entrou com o pedido de falência.

Os dois então tiveram atritos no Twitter sobre negócios anteriores.

Bankman-Fried, que socializava com políticos e celebridades, foi preso um mês depois que a empresa entrou com o pedido de falência.

Ele agora enfrenta sete acusações criminais, e seu julgamento deve durar seis semanas.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
Jesse Powell posa para foto de terno e gravata

“SEC é o maior empecilho dos EUA”, ataca criador da exchange Kraken

Jesse Powell acusou a SEC de extorsão depois que o regulador apresentou novas acusações à exchange de criptomoedas, incluindo mistura de fundos de clientes
Imagem da matéria: "Go F*** Yourself": Piti de Elon Musk inspira onda de novas memecoins; uma subiu 77% no dia

“Go F*** Yourself”: Piti de Elon Musk inspira onda de novas memecoins; uma subiu 77% no dia

O ataque verbal do bilionário Elon Musk a antigos anunciantes do X está levando os entusiastas a criar e negociar diversos tokens GFY
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) pisa no freio, mas segura os US$ 41 mil; BlackRock ajusta pedido de ETF

Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) pisa no freio, mas segura os US$ 41 mil; BlackRock ajusta pedido de ETF

As mudanças nos pedidos da BlackRock e Bitwise sinalizam que as gestoras estão se esforçando para resolver os impasses para o lançamento de um ETF de Bitcoin
CZ Zhao, Binance

O fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, será preso?

Changpeng Zhao concordou com um acordo com promotores e se declarou culpado de violar as leis criminais de combate à lavagem de dinheiro