Imagem da matéria: "FTX foi construída sobre mentiras", acusam promotores em julgamento de Sam Bankman-Fried
Foto: Shutterstock

O ex-magnata cripto Sam Bankman-Fried “roubou bilhões de dólares” em dinheiro e criptomoedas de milhares de pessoas e constantemente mentiu para fazer isso, acusaram os promotores dos Estados Unidos nesta quarta-feira (4), durante as declarações de abertura do julgamento de SBF.

O Procurador Assistente dos EUA Thane Rehn disse aos jurados que o ex-CEO da FTX “sabia que sua empresa não mantinha o dinheiro dos clientes em segurança”.

Publicidade

Ele também alegou que a empresa de Bankman-Fried foi “construída sobre mentiras” e que seus sócios comerciais próximos sabiam o que ele estava fazendo. “Ele usou o dinheiro de outras pessoas para si mesmo”, disse Rehn.

Leia também: FTX: Tudo que você precisa saber sobre o julgamento de Sam Bankman-Fried

A FTX, que um dia foi uma das marcas mais reconhecidas no espaço das criptomoedas, faliu rapidamente e de forma inesperada em novembro passado.

Os promotores alegam que Bankman-Fried misturou fundos dos clientes para fazer apostas arriscadas na Alameda Research e saqueou a empresa.

No entanto, o advogado de defesa de Bankman-Fried, Mark Cohen, disse hoje ao tribunal que “Sam agiu de boa fé e tomou medidas comerciais razoáveis”.

Publicidade

Cohen afirmou que Bankman-Fried era um “nerd matemático” que não roubou, mas sim “emprestou” dinheiro da FTX para a Alameda, a empresa de negociação irmã da exchange de criptomoedas.

Ele acrescentou que a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, e seu CEO, Changpeng ‘CZ’ Zhao, lançaram um “ataque” à Alameda Research por meio de um tweet. Antes da FTX entrar em processo de falência no ano passado, CZ anunciou que venderia as participações da Binance no token da exchange, FTT. Isso desencadeou uma crise de liquidez e a FTX entrou com o pedido de falência.

Os dois então tiveram atritos no Twitter sobre negócios anteriores.

Bankman-Fried, que socializava com políticos e celebridades, foi preso um mês depois que a empresa entrou com o pedido de falência.

Ele agora enfrenta sete acusações criminais, e seu julgamento deve durar seis semanas.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO Rick Wurster da Charles Schwab posa para foto

“Não comprei cripto e agora me sinto um bobo”, diz CEO da Charles Schwab

A entrada da Schwab no mercado de criptomoedas à vista sinaliza uma mudança mais ampla entre as instituições financeiras tradicionais, que estão se adaptando à demanda dos investidores
Chill Guy art from Phillip Banks

Chill Guy dispara mais de 50% enquanto criador do meme luta contra o ativo

Os primeiros usuários do CHILLGUY obtiveram retornos enormes, com um trader transformando um investimento de US$ 1.000 em mais de US$ 1 milhão
Imagem da matéria: Avanço da IA do Google aproxima a computação quântica de aplicações no mundo real

Avanço da IA do Google aproxima a computação quântica de aplicações no mundo real

Pesquisadores desenvolveram uma técnica de IA para estabilizar estados quânticos, um avanço que pode tornar a computação quântica prática
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC