Imagem da matéria: FBI captura domínios de nove corretoras de criptomoedas que não faziam KYC
Shutterstock

No dia 25 de abril, a Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) apreendeu os domínios de nove exchanges de criptomoedas, com maioria sendo registrada na Ucrânia. As autoridades apontam que eram realizadas operações sem o devido processo de KYC (Known Your Customer) e, segundo relatório dos agentes: “Usadas para facilitar atividades criminosas”.

Sete dos nove domínios eram registrados na Ucrânia e as apreensões ocorreram em uma operação conjunta com o Departamento de Policiamento Cibernético e o Departamento de Investigações Principais da Polícia Nacional da Ucrânia. A equipe que liderou a operação, ao lado do FBI, foi a “Virtual Currency Response Team” (VCRT).

Publicidade

Segundo comunicado no site da polícia norte-americana, as corretoras capturadas eram promovidas em fóruns criminosos online como facilitadoras para os crimes de lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais.

Sua vantagem, segundo os criminosos, seria a falta de coleta de informações e verificação de identidade dos usuários, conhecido como KYC, ou “Conheça seu Cliente”.

Os domínios das corretoras eram: 24xbtc.com, 100btc.pro, pridechange.com, 101crypta.com, uxbtc.com, trust-exchange.org, bitcoin24.exchange, paybtc.pro, e owl.gold

Os serviços eram prestados em russo e inglês e o FBI afirma que elas estavam envolvidas com criminosos responsáveis por ataques de ransomware, golpistas e criminosos cibernéticos.

Um ataque de ransomware consiste no “sequestro” de dados e informações virtuais após a invasão de máquinas ou servidores da vítima, seguido de um pedido de resgate para a devolução destas informações em segurança.

Publicidade

A prática de ransomware normalmente envolve o pedido do resgate com pagamentos em criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Monero (XMR), que depois seriam trocadas nas corretoras por outras moedas, apagando os rastros dos criminosos e possibilitando a fuga bem sucedida com o fruto do crime.

Caso tentem acessar os domínios, os usuários encontrarão o anúncio de apreensão do FBI, conforme comunicado no Twitter oficial da agência de polícia.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Como precaução, todos os usuários do Authy devem atualizar seus aplicativos para as versões mais recentes
Joe Biden posa para foto

Biden vira sobre Kamala: mercados de criptomoedas esperam que o presidente seja indicado

Apostadores de criptomoedas no popular mercado de previsões Polymarket novamente favorecem Joe Biden como candidato dos democratas
Bolo de dólares em cima de outras notas

PF da Argentina prende família que lavava dinheiro de contrabando e jogos de azar com USDT

Com o filho preso e a esposa indiciada, o líder da quadrilha, Fabián Di Julio, o “El Gordo”, se entregou na última quarta-feira