Imagem da matéria: FBI captura domínios de nove corretoras de criptomoedas que não faziam KYC
Shutterstock

No dia 25 de abril, a Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) apreendeu os domínios de nove exchanges de criptomoedas, com maioria sendo registrada na Ucrânia. As autoridades apontam que eram realizadas operações sem o devido processo de KYC (Known Your Customer) e, segundo relatório dos agentes: “Usadas para facilitar atividades criminosas”.

Sete dos nove domínios eram registrados na Ucrânia e as apreensões ocorreram em uma operação conjunta com o Departamento de Policiamento Cibernético e o Departamento de Investigações Principais da Polícia Nacional da Ucrânia. A equipe que liderou a operação, ao lado do FBI, foi a “Virtual Currency Response Team” (VCRT).

Publicidade

Segundo comunicado no site da polícia norte-americana, as corretoras capturadas eram promovidas em fóruns criminosos online como facilitadoras para os crimes de lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais.

Sua vantagem, segundo os criminosos, seria a falta de coleta de informações e verificação de identidade dos usuários, conhecido como KYC, ou “Conheça seu Cliente”.

Os domínios das corretoras eram: 24xbtc.com, 100btc.pro, pridechange.com, 101crypta.com, uxbtc.com, trust-exchange.org, bitcoin24.exchange, paybtc.pro, e owl.gold

Os serviços eram prestados em russo e inglês e o FBI afirma que elas estavam envolvidas com criminosos responsáveis por ataques de ransomware, golpistas e criminosos cibernéticos.

Um ataque de ransomware consiste no “sequestro” de dados e informações virtuais após a invasão de máquinas ou servidores da vítima, seguido de um pedido de resgate para a devolução destas informações em segurança.

Publicidade

A prática de ransomware normalmente envolve o pedido do resgate com pagamentos em criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Monero (XMR), que depois seriam trocadas nas corretoras por outras moedas, apagando os rastros dos criminosos e possibilitando a fuga bem sucedida com o fruto do crime.

Caso tentem acessar os domínios, os usuários encontrarão o anúncio de apreensão do FBI, conforme comunicado no Twitter oficial da agência de polícia.

VOCÊ PODE GOSTAR
scanner plano digitaliza a palma de uma mão

TON oferece R$ 25 milhões para escanear mãos dos investidores

HumanCode se junta à The Open Network para oferecer um milhão de Toncoin como incentivo em programa de digitalização de palma da mão baseado em IA
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senadores do Paraguai querem pausar toda atividade ligada ao Bitcoin; entenda

Projeto de lei quer que atividades como mineração, compra e venda de Bitcoin sejam suspensas por 180 dias
Craig Wright posa para foto

Juiz manda congelar R$ 42 milhões do falso Satoshi Nakamoto por risco de fuga de capital

Craig Wright, que dizia ser o criador do Bitcoin, não conseguiu provar suas alegações e agora terá que pagar as custas processuais no Reino Unido.
moedas de Bitcoin sobre notas de ienes

Anúncio de investimento em Bitcoin faz ações de empresa asiática disparar 90%

Seguindo o manual da MicroStrategy, a empresa japonesa Metaplanet está atraindo forte interesse dos investidores