Imagem da matéria: Edward Snowden foi um dos criadores da criptomoeda Zcash (ZEC), focada em privacidade
Edward Snowden em capa de livro sobre a sua trajetória (Foto: Shutterstock)

Edward Snowden, o famoso delator da Agência de Segurança Nacional dos EUA (ou NSA, na sigla em inglês) — cuja missão é proteger o país de ameaças cibernéticas —, ajudou a lançar o Zcash (ZEC) em 2016, segundo um representante da Electric Coin Company (ou ECC), criadora da criptomoeda, em entrevista ao Decrypt.

Snowden se uniu a Zooko Wilcox, criador do Zcash; Peter Todd, desenvolvedor do Bitcoin Core; Peter Van Valkenburg, do Coin Center; e outras duas pessoas no lançamento da blockchain Zcash.

Publicidade

Em um processo conhecido como “configuração confiável” (ou “trusted setup”), os seis participantes receberam um fragmento da chave privada necessária para a criação da criptomoeda. Anteriormente, a identidade dos seis participantes só era conhecida como o pseudônimo “John Dobbertin”.

A culminação da cerimônia de criação envolvia a destruição das chaves.

“Se alguém tiver acesso a essa chave, podem falsificar o Zcash sem que alguém saiba”, afirmou Josh Swihart, vice-presidente sênior da ECC, ao Decrypt.

“Então era necessária uma estrutura onde a chave poderia ser gerada por seis diferentes partes e, se qualquer fossem honestas e destruísse seu fragmento da chave, então [Zcash] estaria seguro de [tentativas de] falsificação.”

Foco em privcidade

Na quarta-feira (27), a Forbes foi a primeira a noticiar o envolvimento de Snowden, com base em um vídeo vazado do delator ao Zcash Media, em que ele discute a necessidade de haver uma alternativa ao bitcoin (BTC) focada em privacidade. “O bitcoin é conhecido por ser um livro contábil aberto”, afirma.

Publicidade

“O problema é que você não pode negociar livremente a menos que você possa negociar de forma privada. E não pode haver uma sociedade livre sem o livre comércio.”

Zcash é conhecido por ter uma criptomoeda de privacidade, pois não necessita de provas de conhecimento zero (ou ZPKs), uma forma de criptografia que pode ser usada para verificar que uma transação legítima aconteceu sem a necessidade de visualizar seus detalhes.

Snowden está exilado na Rússia desde que foi acusado pelo governo americano por espionagem em 2013 após ter vazado documentos sobre o programa de vigilância da NSA à imprensa. Antes de ele ser preso, Snowden fugiu para a Rússia, buscando refúgio. Agora, ele é um residente.

Apesar de seu envolvimento com a criptomoeda de privacidade, Snowden supostamente não participou do Zcash por motivos monetários — e a ECC afirma que ele não recebeu cripto ou qualquer outro tipo de compensação por sua participação.

“Ele fez isso como um serviço, como um bem público e por acreditar na privacidade”, afirmou Swihart.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Jonathan Gould, escolhido por Trump para liderar a OCC

Trump escolhe empresário cripto para liderar órgão regulador de bancos

Trump escolheu o ex-diretor jurídico da Bitfury, Jonathan Gould, para liderar o Escritório do Controlador da Moeda (OCC)
ilustração rede ethereum em azul e fundo preto simula rede blockchain

Nova atualização “Pectra” do Ethereum está prevista para abril; conheça

O upgrade na rede do ETH deve ser finalizado em 8 de abril se os testes Holesky e Sepolia forem bem-sucedidos
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em queda em meio a polêmica da memecoin de Milei

No domingo, Milei foi alvo de acusações de fraude pela promoção da criptomoeda LIBRA
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 98 mil, mas perde fôlego e volta a cair

Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 98 mil, mas perde fôlego e volta a cair

Inflação acima do esperado nos EUA afasta cortes de juros do Fed e pressiona o Bitcoin