Imagem da matéria: Edward Snowden foi um dos criadores da criptomoeda Zcash (ZEC), focada em privacidade
Edward Snowden em capa de livro sobre a sua trajetória (Foto: Shutterstock)

Edward Snowden, o famoso delator da Agência de Segurança Nacional dos EUA (ou NSA, na sigla em inglês) — cuja missão é proteger o país de ameaças cibernéticas —, ajudou a lançar o Zcash (ZEC) em 2016, segundo um representante da Electric Coin Company (ou ECC), criadora da criptomoeda, em entrevista ao Decrypt.

Snowden se uniu a Zooko Wilcox, criador do Zcash; Peter Todd, desenvolvedor do Bitcoin Core; Peter Van Valkenburg, do Coin Center; e outras duas pessoas no lançamento da blockchain Zcash.

Publicidade

Em um processo conhecido como “configuração confiável” (ou “trusted setup”), os seis participantes receberam um fragmento da chave privada necessária para a criação da criptomoeda. Anteriormente, a identidade dos seis participantes só era conhecida como o pseudônimo “John Dobbertin”.

A culminação da cerimônia de criação envolvia a destruição das chaves.

“Se alguém tiver acesso a essa chave, podem falsificar o Zcash sem que alguém saiba”, afirmou Josh Swihart, vice-presidente sênior da ECC, ao Decrypt.

“Então era necessária uma estrutura onde a chave poderia ser gerada por seis diferentes partes e, se qualquer fossem honestas e destruísse seu fragmento da chave, então [Zcash] estaria seguro de [tentativas de] falsificação.”

Foco em privcidade

Na quarta-feira (27), a Forbes foi a primeira a noticiar o envolvimento de Snowden, com base em um vídeo vazado do delator ao Zcash Media, em que ele discute a necessidade de haver uma alternativa ao bitcoin (BTC) focada em privacidade. “O bitcoin é conhecido por ser um livro contábil aberto”, afirma.

Publicidade

“O problema é que você não pode negociar livremente a menos que você possa negociar de forma privada. E não pode haver uma sociedade livre sem o livre comércio.”

Zcash é conhecido por ter uma criptomoeda de privacidade, pois não necessita de provas de conhecimento zero (ou ZPKs), uma forma de criptografia que pode ser usada para verificar que uma transação legítima aconteceu sem a necessidade de visualizar seus detalhes.

Snowden está exilado na Rússia desde que foi acusado pelo governo americano por espionagem em 2013 após ter vazado documentos sobre o programa de vigilância da NSA à imprensa. Antes de ele ser preso, Snowden fugiu para a Rússia, buscando refúgio. Agora, ele é um residente.

Apesar de seu envolvimento com a criptomoeda de privacidade, Snowden supostamente não participou do Zcash por motivos monetários — e a ECC afirma que ele não recebeu cripto ou qualquer outro tipo de compensação por sua participação.

“Ele fez isso como um serviço, como um bem público e por acreditar na privacidade”, afirmou Swihart.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita recebe 24 contribuições em consulta pública sobre tributação de criptomoedas

Instrução Normativa 1.888/2019 será revisada com contribuições e publicada ainda no primeiro trimestre
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico explica por que acha que Bitcoin atingirá US$ 350 mil este ano

Segundo o autor de “Pai Rico, Pai Pobre”, a impressão de dinheiro irá valorizar ativos reais como Bitcoin, ouro e prata
Imagem da matéria: Memecoin inspirada em Call of Duty dispara 5.200% após apoio da FaZe Clan

Memecoin inspirada em Call of Duty dispara 5.200% após apoio da FaZe Clan

Negociando vibes de jogos e nostalgia de Call of Duty — com um empurrão da realeza dos esports — a memecoin 360noscope420blazeit (MLG) está explodindo
Imagem da matéria: Indicado por Biden mira carteiras de criptomoedas nos últimos dias da administração

Indicado por Biden mira carteiras de criptomoedas nos últimos dias da administração

O Bureau de Proteção Financeira ao Consumidor busca responsabilizar os provedores de carteiras cripto por fraudes e transações errôneas na blockchain — uma mudança significativa na política existente