mapa do brasil com moeda de bitcoin
Shutterstock

Uma pesquisa recente da corretora Bitget com 2.302 usuários ativos de sua plataforma em cinco países da América do Sul revelou que os brasileiros assumem mais riscos ao investir em criptomoedas. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 11 de abril com usuários do Brasil, Argentina, México, Colômbia e Chile, segundo informações da CNN Brasil. 

De acordo com o levantamento, 33% dos investidores afirmaram ter o perfil arrojado, enquanto 27,8% têm mais da metade de seu portfólio de aplicações dedicado a criptomoedas. Nos países apurados, descreve a publicação, apenas 12,8% dos entrevistados afirmam ter perfil de investidor arrojado, enquanto 25,1% possuem mais de 50% da carteira em cripto.

Publicidade

Para Guilherme Prado, Country Manager da Bitget no Brasil, nomeado no início do ano, os dados indicam que o investidor brasileiro adota uma postura mais ousada, buscando retornos significativos e demonstrando disposição para assumir riscos maiores. Esse comportamento, disse, “é um reflexo tanto da alta bancarização digital do país quanto da familiaridade crescente com o universo cripto”.

Na visão de Prado, “o Brasil possui hoje uma das culturas de investimento mais maduras da América Latina, com maior acesso à informação, diversificação de produtos e educação financeira”.

Esse cenário favoreceu um perfil de investidor mais ousado e disposto a assumir riscos.

Por outro lado, o caráter peculiar está no perfil etário do investidor brasileiro em criptomoedas: mais da metade dos usuários tem mais de 45 anos (55,6%), superando a média da América Latina (43,9%).

“Essa faixa etária tende a reunir maior patrimônio acumulado e conhecimento prévio sobre o funcionamento dos mercados, o que permite uma abordagem mais estratégica e diversificada”, argumenta Prado.

Publicidade

A estratégia divergida entre os investidores brasileiros é evidente, com 44,4% adotando uma abordagem mista de curto e longo prazo (trading e holding), superando a média regional de 39,6%.

O Brasil é o único país da pesquisa onde as memecoins representam 11,1% das preferências de investimento, e a preferência por Solana (16,7%) também é mais forte que a média dos países desenvolvidos (7%).

Para se manterem atualizados, 33% dos investidores brasileiros em cripto utilizam redes sociais como fonte de informação, enquanto 22% recorrem à mídia profissional.

“As redes sociais vêm se consolidando como um importante canal de informação para investidores, especialmente por sua agilidade, volume de conteúdo e capacidade de oferecer análises em tempo real”, conclui Prado.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

CEO do MB irá debater impactos da MP 1.303 para a indústria cripto do Brasil; participe

Objetivo será discutir os efeitos da nova medida, o que ainda está em jogo no Congresso e como navegar neste momento com mais clareza
Pessoa com rosto coberto por capuz mexendo em um notebook -ao fundo a bandeira da Coreia do Norte com traços cibernéticos

DOJ quer confiscar US$ 7,7 milhões em criptomoedas de hackers norte-coreanos

Criptomoedas foram roubadas por hackers que passavam por profissionais de TI e que conseguiram empregos em empresas nos EUA
Imagem da matéria: MB anuncia dolarização com taxa zero e lança renda passiva com dólar digital

MB anuncia dolarização com taxa zero e lança renda passiva com dólar digital

Movimentação do MB acontece no momento em que nova regra do IOF entra em vigor, aumentando para 3,5% as operações tradicionais
Quem é Javier Milei_ O novo presidente bitcoiner da Argentina

Argentina inocenta Javier Milei em escândalo da criptomoeda Libra

Órgão do Ministério da Justiça da Argentina concluiu que o presidente não violou as leis de ética pública do país ao promover o controverso ativo em fevereiro deste ano