mãos seguram por dentro grade de cela de prisão
Shutterstock

Autoridades de Moscou prenderam na última sexta-feira (16) o ex-gerente geral da Binance na Rússia, Vladimir Smerkis, por suspeita de participação em um caso criminal de fraude em larga escala. Smerkis também é cofundador do Blum, um joguinho cripto do Telegram.

Segundo informações do site local Tass, a prisão do ex-Binance foi conduzida pelo Tribunal Distrital de Zamoskvoretsky, em Moscou, mas as acusações oficiais ainda não foram reveladas. No entanto, alguns relatórios sugerem que a prisão pode estar relacionada a projetos.

Publicidade

Isso porque Smerkis já liderou vários projetos cripto, como o The Token Fund e o Tokenbox, que arrecadaram milhões de dólares. Conforme apurou o site The Block, esses projetos, contudo, caíram no esquecimento.

Blum, que teve o apoio inicial da Binance Labs por meio de seu programa de aceleração Most Valuable Builder, lançou seu “Drop Game” em maio de 2024, que permite aos usuários acumular “Pontos Blum”. O jogo persiste em tocar em flocos de neve caindo na tela do celular.

O projeto prometia um airdrop para transformar Pontos Blum em tokens; no entanto, após atrasos e o lançamento de “temporadas” adicionais de airdrop, os usuários ainda aguardam o evento de geração de tokens.

O Drop Game, ressalta a publicação, foi encerrado em 14 de maio, enquanto o Blum tem evidenciado que uma distribuição de tokens pode ocorrer ainda neste ano. A prisão de Smerkis, no entanto, deixou alguns usuários preocupados com o airdrop.

Publicidade

No último sábado (17), em um post no canal oficial do Blum no Telegram, a equipe do jogo afirmou que Smerkis deixou o cargo de CMO e não está mais envolvido no desenvolvimento do projeto nem em qualquer função de cofundador. “Agradecemos a Vladimir por sua contribuição ao projeto e lhe desejamos o melhor em seus futuros empreendimentos”.

(Fonte: Blum app/Telegram)

Vladimir Smerkis deixou a Binance em 2023 em meio a uma onda de saídas de executivos do alto escalão. Na época, o então CEO Changpeng ‘CZ’ Zhao, amenizou as “notícias negativas” e rumores em torno da exchange, descartando uma crise e destacando pontos positivos, como “lançamento de novos produtos, novas contratações, novos mercados”. Pouco depois, o próprio CZ acabou preso por quatro meses nos EUA.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Consórcio BRL1 anuncia Thomaz Teixeira como novo CEO 

Consórcio BRL1 anuncia Thomaz Teixeira como novo CEO 

Chegada do executivo acontece em momento que as stablecoins ganham cada vez mais protagonismo no cenário global
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 106 mil em dia de quedas generalizadas no mercado

Com exceção do Bitcoin Cash (BCH) e Tron (TRX), todas as criptomoedas do top 100 estão no vermelho
Imagem da matéria: Super Quarta do MB tem sold out histórico e reforça apetite do brasileiro por renda fixa

Super Quarta do MB tem sold out histórico e reforça apetite do brasileiro por renda fixa

Com quatro ofertas exclusivas, iniciativa superou em mais de 6x a média diária de investimentos em renda fixa na plataforma e esgotou volumes em poucas horas
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

PL quer exigir licença para traders e mineradores de criptomoedas no Brasil

Projeto de lei de deputado do PT aponta que lei das criptomoedas sancionada é insuficiente para regular todo o mercado cripto