Imagem da matéria: Defesa do criador da FTX volta a pedir sua liberdade por dificuldade em se preparar para julgamento
fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, fora do tribunal federal de Manhattan (Foto: Decrypt/André Beganski)

Sam Bankman-Fried, o fundador da falida exchange de criptomoedas FTX, obteve acesso suficiente a um laptop para revisar materiais de descoberta relacionados ao caso criminal movido contra ele, afirma o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ).

SBF, como o antigo chefe da FTX é conhecido, está atualmente preso no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), se preparando para um julgamento agendado para o início de outubro. Entre as acusações que ele enfrenta está a de fraude eletrônica e conspiração para cometer fraudes em títulos e commodities.

Publicidade

Em resposta a uma ordem de um juiz federal para um relatório sobre as condições enfrentadas por Bankman-Fried durante sua detenção, os promotores afirmaram que o réu tem acesso a um laptop isolado da rede em uma sala de visitas durante horários específicos nos dias úteis e nos fins de semana.

“Desde 31 de agosto de 2023, o réu tem a capacidade de revisar descobertas eletrônicas no MDC com um laptop isolado da rede que está disponível na sala de visitas jurídicas das 8:00 às 19:00, de segunda a sexta-feira, e das 8:00 às 15:30, sábado a domingo e feriados”, diz a carta apresentada na terça-feira.

No mês passado, a defesa de SBF argumentou que o fundador da FTX é o único que possui conhecimento completo da enorme quantidade de informações relacionadas ao caso criminal e, portanto, precisa de acesso a documentos online essenciais para se preparar adequadamente para o julgamento.

Os promotores também afirmaram que, até o momento, não houve problemas ou questões relatadas com a funcionalidade das portas USB ou das aplicações de software que foram utilizadas.

Publicidade

Além disso, a carta diz que, em resposta ao pedido da equipe de defesa, o MDC permitiu que SBF usasse um segundo laptop isolado da rede “para maior conveniência”.

Segundo o DOJ, três testes de velocidade de internet – realizados em horários variados ao longo do dia na área de cela onde Bankman-Fried tem acesso ao laptop com conexão à internet – mostraram que durante a manhã e início da tarde, a taxa de transferência de download foi registrada em 34 Mbps.

Durante a tarde, a taxa de transferência de download foi registrada em 7,5 Mbps, o que, segundo os promotores, é “suficiente para a maioria das atividades de revisão na internet”.

A carta acrescentou que “o laptop com conexão à internet também foi atualizado com uma nova bateria de 9 células fornecida pela equipe de defesa, que tem aproximadamente 8 horas de vida útil da bateria”.

Publicidade

Defesa reage

Em resposta às alegações dos promotores, a equipe jurídica de Bankman-Fried, representada pela Cohen and Gresser LLP, argumentou que, mesmo sob a configuração atual, ele “não terá uma oportunidade significativa de preparar sua defesa”.

Os advogados também apontaram para um incidente específico em 1º de setembro, em que a equipe do MDC instruiu Bankman-Fried a sair da área de visitação mais cedo, resultando na perda de cerca de 4,5 horas de tempo valioso de trabalho para ele.

“Perder 4 horas por dia (20 horas por semana) não é o que o Governo prometeu e não é viável”, afirmou a defesa.

A equipe jurídica de SBF afirmou ainda que o processo de comunicação com seu cliente ainda é “lento e complicado” e que suas visitas “retiram parte do tempo que o Sr. Bankman-Fried pode usar para revisar descobertas”.

Nesse sentido, a defesa reiterou seu pedido de libertação temporária de Bankman-Fried, afirmando que “o Governo não elaborou um plano que funcione na prática”.

Publicidade

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Após falar sobre cripto no X, o rapper teve sua conta desativada por uma série de posts polêmicos
mulher insere moeda de Bitcoin em porquinho enquanto faz contas em um caderno

Como se aposentar investindo em criptomoedas

Com a adoção das criptomoedas em crescimento, incluí-las no planejamento pode ser vantajoso, desde que os riscos sejam bem gerenciados; veja quais comprar
Imagem da matéria: Coinbase e Aston Martin fecham acordo de patrocínio na F1 pago em stablecoin USDC

Coinbase e Aston Martin fecham acordo de patrocínio na F1 pago em stablecoin USDC

A equipe de Fórmula 1 da Aston Martin exibirá a marca da Coinbase nesta temporada, com o acordo sendo pago exclusivamente em USDC
donald trump

XRP sobe 5,4% após Trump compartilhar artigos sobre a criptomoeda

As publicações têm gerado entusiasmo e especulação na comunidade da 3ª maior criptomoeda do mercado