Duas corretoras que usam a plataforma da Blinktrade — a mesma usada pela Foxbit — anunciaram não devem voltar ao ar nesta quarta-feira (14). A exchange brasileira, há quase cinco dias fechada, não quis se pronunciar sobre o assunto. Por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que faria uma nova live em sua página às 16h.
Via Facebook, a exchange paquistanesa Urdubit disse às 11h de hoje que esperava “voltar online no domingo (18) ou na segunda-feira (19). A empresa informou que ocorreu um crash devido a uma falha no HD da Blinktrade e, por isso, todas as corretoras que trabalham com a empresa estão fora do ar. “O problema é que não temos dados para iniciar a plataforma novamente”. Também reafirmaram que o dinheiro estava seguro e que ele podia ser rastreado.
A vietnamita VBTC utilizou do mesmo canal para postar uma mensagem um pouco mais otimista. Por volta da 10h de ontem, descreveram três cenários possíveis para o retorno: o “otimista”, com prazo de retorno para hoje; o “razoável”, com retorno marcado para quinta (15); e o “pessimista”, cujo prazo é no domingo.
Como a Foxbit usa o mesmo sistema, é provável que a live tenha sido convocada para avisar que o sistema também não deve retornar. Você pode acompanhar o comunicado por aqui.
O que aconteceu com a Foxbit
Na live realizada na última segunda-feira (12), a Foxbit informou que no dia 9 realizou uma manutenção de emergência com a finalidade de reparar o bug que havia encontrado. Durante a manutenção foi que o problema ocorreu, deixando a corretora for por quase 5 dias.
Em uma apuração exclusiva, o Portal do Bitcoin revelou que a plataforma teve saques duplicados. Mais tarde, a empresa confirmou a informação. Cerca de 30 BTC, ou R$ 1 milhão, foram perdidos.
Leia tudo o que já foi publicado sobre o assunto:
- Foxbit, Maior Corretora de Bitcoin no Brasil, Está há Quase 2 Dias Fora do Ar
- Foxbit Entra em Manutenção Sem Avisar Usuários
- Foxbit: “Plataforma Deve Voltar no Final do Dia 14”
- Foxbit Teve Saques de Bitcoin Duplicados no Valor de R$ 1 Milhão