Para separar o joio do trigo no ardente mercado de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), é preciso chamar os especialistas.
NFTs existiam antes de 2021, mas se tornam cada vez mais populares.
Mesmo que impressionantes preços de vendas individuais de NFTs tenham sido manchete, o volume negociado como um todo subiu, atingindo US$ 10,67 bilhões no terceiro trimestre de 2021 (um aumento de 38.000% em comparação a 2020).
Em meio à febre de negociação, novas tendências, como arte generativa e desenvolvimento coletivo de mundos, surgiram enquanto grandes marcas, como Adidas e Visa, entraram nessa.
O que vale ou não a pena muda diariamente conforme séries de fotos de perfil (PFP) explodem no setor, somem na obscuridade e competem nas classificações.
Tudo isso significa que influenciadores têm um impacto imensurável no setor de NFTs.
Igualmente importantes quanto artistas e criadores são celebridades, curadores, donos de mercados e formadores de opinião que promovem projetos NFT no YouTube, Instagram, Discord e, é claro, Twitter.
O Decrypt reuniu os maiores influenciadores de NFTs de 2021 no Twitter, levando em consideração o seu impacto, a quantidade de seguidores e a diversidade de suas vozes.
Confira também a lista dos artistas NFT mais inovadores de 2021.
Artchick (@digitalartchick) – 136,7 mil seguidores
Em junho, o próprio Twitter havia usado o tuíte de Artchick para promover sua venda de NFTs.
A conta anônima se tornou uma voz poderosa dentre colecionadores de NFTs, favorecendo inovadoras e criadoras, como World of Women. Ainda assim, em uma reviravolta, até mesmo os influenciadores podem cometer erros.
Recentemente, Artchick afirmou ter caído em um golpe e perdido US$ 3 milhões quando aceitou tokens gratuitos (servindo de alerta para qualquer pessoa no setor cripto).
Mark Cuban (@mcuban) – 8,5 milhões de seguidores
O bilionário investidor do programa “Shark Tank” e dono do time Dallas Mavericks é apoiador dos mercados NFT Mintable e SuperRare, do rastreador NFT CryptoSlam e considerou transformar ingressos a jogos em NFTs.
Sua enorme coleção pessoal de NFTs inclui Stoner Cats, Hashmasks e Bored Apes, bem como Luka Dončić do NBA Top Shot. Ele também está criando uma galeria para artes e colecionáveis digitais chamada lazy.com.
Em março de 2021, em meio ao início da febre NFT, Cuban contou ao Decrypt como ele explica NFTs a novatos: “Supere essa percepção de que eu preciso ser fisicamente capaz de tocá-los”.
Elliot (@EllioTrades) – 612,5 mil seguidores
Descrito como “o encantador de NFTs”, EllioTrades é a persona no Twitter de Elliot, um especialista em jogos “play-to-earn”, conselhos realistas e estratégia de negociação de NFTs, que apresentou muitos fãs de NFTs a jogos, como Axie Infinity.
Ele apresenta um programa diário no YouTube e faz parte da SuperFarm, uma organização autônoma descentralizada (ou DAO) na interseção entre Finanças Descentralizadas (ou DeFi) e NFTs.
O colecionador estava entre os investidores piroanarquistas que queimaram uma obra de arte de Bansky em março e, em seguida, vendeu seu NFT por uma quantia cinco vezes maior do que seu valor anterior.
Farokh (@farokh) – 159,8 mil seguidores
Um já conhecido influenciador de bens luxuosos no Instagram antes da febre do mercado NFT, Farokh Sarmad Tehrani migrou para o setor no início de 2021 e rapidamente ficou famoso por realizar chats no Clubhouse com celebridades e criadores sobre suas vendas de NFTs.
No Twitter, ele é conhecido como o apresentador do Ruh Radio, um programa frequente e popular de debates focados em NFTs no Spaces e possui seu próprio acesso limitado a membros (na forma de um NFT, é claro).
Farokh preenche seus tuítes de positividade e interage em discussões entre diversas comunidades e projetos no setor de NFTs.
Gmoney (@gmoneyNFT) – 174,5 mil seguidores
O porto-riquenho Gmoney firmou parceria com a empresa de investimentos Delphi Digital para Delphi INFINFT, um fundo dedicado ao investimento em projetos NFT.
O influenciador é um grande fã dos CryptoPunks, escolhendo um deles em janeiro de 2021 por 140 ETH (ou US$ 150 mil) e vendendo um deles para a Visa.
Gmoney argumenta que NFTs, como CryptoPunks, representam um “movimento” e afirma que muitos itens de luxo, como relógios Rolex, não têm utilidade especial que justifique seu preço.
Ele é um grande apoiador do projeto de arte generativa Art Blocks e é um investidor no projeto futurista de US$ 10 milhões Alethea.AI, que está trabalhando para criar “NFTs inteligentes” que residirão no futuro metaverso.
Em dezembro, a NFTs da Adidas Originals que foram criados em parceria com Bored Ape Yacht Club, Gmoney e Pixel Vault lucraram US$ 23 milhões nas primeiras 24 horas.
Steve Harvey (@IAmSteveHarvey) – 4,4 milhões de seguidores
Steve Harvey entrou com tudo em cripto em 2021. O comediante e apresentador de TV se envolveu com o setor NFT em maio, quando lançou uma linha de ativos para arrecadar dinheiro para a Steve and Marjorie Harvey Foundation.
Na época, ele havia dito ao Decryptque considera NFTs como a próxima iteração de seus investimentos em tecnologia.
Em setembro, ele havia mudado sua foto de perfil no Twitter para um avatar NFT Solana Money Business, um dentre um conjunto de cinco mil imagens aleatoriamente geradas de macacos em desenho e pixelados. O preço da criptomoeda SOL, da rede Solana, disparou.
Dom Hofmann (@dhof) – 140,3 mil seguidores
Dom Hofmann era mais conhecido como o cocriador do finado aplicativo de compartilhamento de vídeos Vine. Atualmente, ele migrou seu foco para projetos NFT, criando a série de “equipamentos de aventura” Loot, que foi um dos grandes sucessos em 2021.
Acabou inspirando Bloot (ou Based Loot), que substitui o tesouro medieval dos NFTs Loot com memes provenientes de especuladores cripto no 4chan, Reddit e Crypto Twitter.
Hofman também está trabalhando bastante em outro projeto chamado Supdrive, em que NFTs são “jogáveis”.
Leia Também
Alexis Ohanian (@alexisohanian) – 464,9 mil seguidores
O cofundador do Reddit Alexis Ohanian é um grande apoiador da indústria de criptomoedas, principalmente por ter apoiado o jogo NFT Axie Infinity enquanto sua empresa de capital de risco Seven Seven Six firmou parceria com a Polygon e está investindo cada vez mais em startups da Web 3.
Mas ele não está apenas gastando dinheiro.
Ohanian também usa sua plataforma (incluindo tuítes, aparições na TV e um podcast) para defender sua visão de iniciativas positivamente impactantes de NFT e Web 3, desde o modelo de criação de carreira com recompensas “play-to-earn” à capacidade de NFTs criarem comunidades.
Pransky (@pranksy) – 253,2 mil seguidores
Pransky é fã e investidor(a) que obteve o status de principal ganhador(a) de NFTs pela empresa de análise blockchain Nansen em agosto. Dados mostram que Pransky gerou 1.573 ETH (ou US$ 3,64 milhões) em lucro.
No total, gastou quase US$ 4,3 milhões em mais de 9,3 mil NFTs de 86 coleções diferentes – e, em seguida, vendeu 3.250 deles por US$ 7,94 milhões.
A conta anônima possui uma grande coleção, incluindo inúmeros NBA Top Shots, e disse à Forbes que Josie Bellini, artista cripto com experiência em finanças, está entre seus criadores preferidos.
Punk4156 (@punk4156) – 116,5 mil seguidores
O anônimo Punk4156 se tornou popular no início de 2021 após ter adquirido seu CryptoPunk por US$ 1,25 milhão em ETH e, em seguida, imortalizado em uma arte de Beeple.
Até o fim do ano, havia vendido o NFT por mais de US$ 10 milhões e tirou sua imagem de seu perfil por se frustrar com direitos de propriedade intelectual e de comercialização.
Como cocriador do projeto NFT Nouns e proponente da propriedade intelectual de código aberto, ele está trabalhando para mudar as percepções sobre o que são NFTs e como devem ser supervisionados por comunidades.
Embora seus CryptoPunks tenham sido vendidos, ele disse ao Decrypt que pode usar o número 4.156 por conta da influência que criou on-line.
Punk6529 (@punk6529) – 215,9 mil seguidores
Quer ler grandes séries de tuítes sobre o potencial dos NFTs e do metaverso? Siga o anônimo Punk6519, um grande colecionador e frequente defensor que compartilha tuítes reflexivos e virais sobre o que vê no setor.
Um grande exemplo é sobre NFTs quando o ano 2030 começar: “Não importa quão otimista você é sobre NFTs, você está errado. Você não está otimista o suficiente. 6529 foi para o topo da montanha e não existe quase nada que faça 6529 estar tão certo quanto sobre isso”.
É quase suficiente acreditar com certo ceticismo. Punk6529 não fez nada além de tuitar. No entanto, é um holder de inúmeros NFTs valiosos, como CryptoPunks, Art Blocks, Rare Pepes, Autoglyphs, Bored Ape Yacht Club e muito mais.
Kevin Rose (@kevinrose) – 1,6 milhão de seguidores
Assim como Ohanian, o cofundador do Digg é outro grande nome da Web 2 que entrou com tudo na Web 3. Ele investiu em startups tanto pessoal como institucionalmente via True Ventures mas, mais visivelmente, ele é um dos colecionadores de NFTs mais seguidos do Twitter.
Rose é conhecido por ter NFTs do XCOPY e da plataforma de arte generativa Art Blocks e até vendeu alguns de seus NFTs Fidenza por US$ 2,5 milhões em ether em agosto de 2021.
Ele transformou seu entusiasmo sobre NFTs e criptoativos em dois podcasts populares (PROOF e Modern Finance) e até lançou uma comunidade PROOF Collective por meio de ingressos de acesso NFT.
Snoop Dogg (@snoopdogg) – 19,4 milhões de seguidores
O ícone do hip hop Snoop Dogg entrou para NFTs com tudo em 2021, revelando-se como o colecionador NFT Cozomo de’ Medici e desenvolvendo uma coleção glamorosa de obras de arte, que inclui Bored Apes, CryptoPunks e uma obra de arte de US$ 3,9 milhões do XCOPY.
Não contente em apenas comprar inúmeras artes digitais, ele também se tornou uma das principais vozes na defesa dos NFTs, ensinando algumas celebridades conforme embarcam em suas jornadas NFT.
Ele também lançou sua própria série de NFTs Decentral Eyes Dogg, um NFT Nyan Dogg com o criador do meme Nyan Cat e BeetsDAO e desenvolveu seu próprio “Snoopverso” na plataforma de metaverso The Sandbox.
É claro que houve uma festa com ingressos NFT. Alguém pagou US$ 450 mil para ser seu vizinho no metaverso. De acordo com o rapper, esse preço foi “uma pechincha”.
Mateen Soudagar (@DCLBlogger) – 165,2 mil seguidores
Matty é um guru australiano de NFTs com um grande foco no setor, afirmando ser o blog número um para aprender sobre a negociação de colecionáveis cripto.
Soudagar afirma ter lucrado milhões de dólares com criptomoedas e NFTs após ter se deparado com o universo virtual Decentraland em 2019 e percebido que poderia ganhar dinheiro com a revenda de itens e terrenos virtuais.
Até agora, Decentraland gerou mais de US$ 140 milhões em vendas de terrenos, avatares, nomes de usuário e vestuário.
Gary Vaynerchuk (@garyvee) – 2,7 milhões de seguidores
Vaynerchuk, conhecido na internet como Gary Vee, é um gênio maluco do marketing que recentemente redirecionou seu talento para NFTs.
Ele lançou “VeeFriends”, sua própria série de mais de dez mil NFTs que têm benefícios, incluindo caixas de presentes, sessões de mentoria e ingressos a conferências.
Críticos podem olhar para sua arte e apenas verem desenhos de animais, mas alguns desses desenhos foram vendidos na casa de leilões Christie’s por mais dinheiro do que obras de Pollock e Warhol no mesmo leilão.
E Vaynerchuk está se aprofundando cada vez mais no setor cripto. Ele é um investidor no Twitter e na corretora cripto Coinbase.
Ele também ajudou a financiar as plataformas NFT Candy Digital, que assinou um acordo de licenciamento a longo prazo com a Liga Principal de Basquete dos EUA (ou MLB), e Mythical Games, que está desenvolvendo uma plataforma para que outros desenvolvedores de jogos acrescentem elementos cripto e NFT, bem como o jogo de esportes virtuais Sorare.
Sua consultoria, VaynerNFT, também firmou uma parceria recente com o torneio anual de tênis U.S. Open para lançar uma série de NFTs. O lugar de destaque em sua coleção vai para um CryptoPunk comprado por US$ 3,76 milhões.
Apesar de acreditar muito nos NFTs, ele também alerta que espera por um “inverno NFT” em breve.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.