Imagem da matéria: Blockchain Apoiará Inovação e Produtividade, Diz Governo da Austrália
Os chamados neobanks cada vez mais crescem na preferência em relação aos bancos tradicionais (Foto: Shutterstock)

Em um artigo publicado para discutir a estratégia digital do país, o governo australiano escolheu a tecnologia blockchain, entre outras, como uma inovação transformacional para permitir e apoiar a economia digital e a infraestrutura do futuro.

No início desta semana, o governo australiano anunciou uma ambiciosa iniciativa de Economia Digital através do Departamento de Indústria, Inovação e Ciência. A Estratégia Nacional de Economia Digital vê o governo tentar mexer e reunir os setores público e privado para digitalizar a economia e a sociedade em geral.

Publicidade

Leia Também: 2900 Caixas Eletrônicos de Bitcoin Prontos para Lançar na Austrália

Com um documento de consulta recentemente publicado, o governo australiano escolhe uma série de tecnologias emergentes, incluindo redes móveis de espectro 5G e inteligência artificial (AI). Notavelmente, o governo também destaca a tecnologia blockchain como um motor chave para apoiar sua estratégia digital.

“A próxima fase da internet, onde estaremos sempre conectados, tem o potencial de transformar nossa economia ainda mais”, diz um trecho do documento. “As tecnologias de plataformas horizontais, como a tecnologia de contabilidade distribuída (por exemplo, a blockchain) e a aprendizagem automática, irão apoiar a inovação e a produtividade em toda a economia”.

Sublinhando a blockchain como uma “tecnologia emergente”, o documento passou a adicionar:

A tecnologia da blockchain tem o potencial disruptivo e de revolucionar transações e serviços financeiros. Pode ser aplicado sempre que uma transação verificada e confiável é necessária – saúde, serviços governamentais, imóveis, mídia, energia e muito mais. A Blockchain permite que as partes transitem sem a necessidade de um intermediário centralizado (como um banco) para verificar a transação.

Leia Também: Fugitivo Australiano Pede US$ 3.5 Milhões em Bitcoin para dar Entrevista Após Fugir de Prisão

Blockchain

O governo australiano, com sua agenda a favor das FinTechs, se propôs especialmente a discutir e até mesmo promover tecnologias da blockchain e suas aplicações, incluindo criptomoedas. No início deste ano, a Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) – o regulador de serviços financeiros do país – fez uma publicação com informações encorajadoras para orientar as empresas e as empresas que utilizam a tecnologia blockchain. A principal organização de pesquisa da Austrália já publicou dois extensos relatórios de pesquisa sobre a tecnologia blockchain, que considerou que a Austrália não podia se dar ao luxo de seguir os outros na adoção da inovadora tecnologia descentralizada.

Em abril deste ano, houve a notável revelação do banco central australiano estudando e até mesmo desenvolvendo soluções blockchain com um “grupo de trabalho interno” encarregado dessa finalidade.

Publicidade

No início desta semana, os usuários australianos de bitcoin e outras criptomoedas finalmente ganharam restrições fiscais depois que o governo introduziu a lei para pôr fim à dupla tributação das moedas digitais e suas transações.

Leia Também: Senadores Australianos Pressionam Banco Central para Tornar Bitcoin a Moeda Oficial