Imagem da matéria: Blockchain Apoiará Inovação e Produtividade, Diz Governo da Austrália
Os chamados neobanks cada vez mais crescem na preferência em relação aos bancos tradicionais (Foto: Shutterstock)

Em um artigo publicado para discutir a estratégia digital do país, o governo australiano escolheu a tecnologia blockchain, entre outras, como uma inovação transformacional para permitir e apoiar a economia digital e a infraestrutura do futuro.

No início desta semana, o governo australiano anunciou uma ambiciosa iniciativa de Economia Digital através do Departamento de Indústria, Inovação e Ciência. A Estratégia Nacional de Economia Digital vê o governo tentar mexer e reunir os setores público e privado para digitalizar a economia e a sociedade em geral.

Publicidade

Leia Também: 2900 Caixas Eletrônicos de Bitcoin Prontos para Lançar na Austrália

Com um documento de consulta recentemente publicado, o governo australiano escolhe uma série de tecnologias emergentes, incluindo redes móveis de espectro 5G e inteligência artificial (AI). Notavelmente, o governo também destaca a tecnologia blockchain como um motor chave para apoiar sua estratégia digital.

“A próxima fase da internet, onde estaremos sempre conectados, tem o potencial de transformar nossa economia ainda mais”, diz um trecho do documento. “As tecnologias de plataformas horizontais, como a tecnologia de contabilidade distribuída (por exemplo, a blockchain) e a aprendizagem automática, irão apoiar a inovação e a produtividade em toda a economia”.

Sublinhando a blockchain como uma “tecnologia emergente”, o documento passou a adicionar:

A tecnologia da blockchain tem o potencial disruptivo e de revolucionar transações e serviços financeiros. Pode ser aplicado sempre que uma transação verificada e confiável é necessária – saúde, serviços governamentais, imóveis, mídia, energia e muito mais. A Blockchain permite que as partes transitem sem a necessidade de um intermediário centralizado (como um banco) para verificar a transação.

Leia Também: Fugitivo Australiano Pede US$ 3.5 Milhões em Bitcoin para dar Entrevista Após Fugir de Prisão

Blockchain

O governo australiano, com sua agenda a favor das FinTechs, se propôs especialmente a discutir e até mesmo promover tecnologias da blockchain e suas aplicações, incluindo criptomoedas. No início deste ano, a Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) – o regulador de serviços financeiros do país – fez uma publicação com informações encorajadoras para orientar as empresas e as empresas que utilizam a tecnologia blockchain. A principal organização de pesquisa da Austrália já publicou dois extensos relatórios de pesquisa sobre a tecnologia blockchain, que considerou que a Austrália não podia se dar ao luxo de seguir os outros na adoção da inovadora tecnologia descentralizada.

Em abril deste ano, houve a notável revelação do banco central australiano estudando e até mesmo desenvolvendo soluções blockchain com um “grupo de trabalho interno” encarregado dessa finalidade.

Publicidade

No início desta semana, os usuários australianos de bitcoin e outras criptomoedas finalmente ganharam restrições fiscais depois que o governo introduziu a lei para pôr fim à dupla tributação das moedas digitais e suas transações.

Leia Também: Senadores Australianos Pressionam Banco Central para Tornar Bitcoin a Moeda Oficial

VOCÊ PODE GOSTAR
Agente do FBI retirando arma das costas

“Poderoso Chefão” de Los Angeles se passou por agente do FBI para roubar criptomoedas

Adam Iza é acusado de usar fundos roubados em veículos de luxo, aluguel de mansão e cirurgia para aumentar as pernas
mark cuban

Mark Cuban ama Dogecoin, mas diz que qualquer outra memecoin é “rug pull”

Estrela do Shark Tank admite estar tentado a entrar no jogo das memecoins, mesmo reconhecendo que pode ser apenas uma “dança das cadeiras”
Deputado republicano Rich McCormick posa para foto

Deputado culpa apatia dos EUA com cripto pela lenta reação à prisão de executivo da Binance

Rich McCormick afirma que o tratamento dado ao caso de Tigran Gambaryan, detido na Nigéria, é marcado por hipocrisia em comparação a outros casos de destaque
Chefe de compliance da Binance, Tigran Gambaryan é fotografado na Nigéria

Congresso dos EUA avalia pedir libertação imediata de diretor da Binance preso na Nigéria

Tigran Gambaryan está sob custódia da Nigéria desde fevereiro, mas agora uma resolução pedindo sua libertação está progredindo entre os parlamentares