Imagem da matéria: Senadores Australianos Pressionam Banco Central para Tornar Bitcoin a Moeda Oficial

Dois senadores australianos pressionaram o Banco Central da Austrália a abraçar o bitcoin e torná-lo uma moeda oficial. Sem isso, o país arriscaria a sua competitividade financeira e seria deixado para trás, disseram eles.

O senador Sam Dastyari e a senadora Jane Hume, pressionaram o Banco Central da Austrália (RBA) para “abraçar os bitcoins como uma forma oficial de moeda”, informou o Sydney Morning Herald na terça-feira. Dastyari representa o maior Estado da Austrália, New South Wales. Hume representa Victoria, o estado mais densamente povoado e o segundo mais populoso.

Publicidade

Leia Também: 24 Milhões de Australianos já podem pagar suas contas com Bitcoin

Sem adotar o bitcoin, a Austrália arrisca a competitividade futura em seu setor de serviços financeiros no valor de US $ 145 bilhões ao ano, a publicação detalhou e citou Dastyari dizendo:

Este será um salto revolucionário para o Banco Central e para as instituições financeiras australianas. O que queremos fazer aqui no Parlamento é criar o ambiente político para permitir que esse salto ocorra.

O senador Matt Canavan também apoiou publicamente o bitcoin. Em setembro de 2015, ele pediu à Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) que investigasse se as empresas de bitcoin foram tratadas injustamente depois que grandes bancos fecharam as contas de 30 dessas empresas. No entanto, em 2016, o ACCC liberou bancos de qualquer irregularidade.

Leia Também: Agora é Possivel Comprar Bitcoin em 1800 Agências de Correios na Áustria

Em 2014, ele e Dastyari co-autor de um artigo destacando a atratividade das criptomoedas. “O surgimento do bitcoin e outras formas de moeda digital poderia revolucionar os mercados monetários”, escreveram.

Se a concorrência é tão boa nos mercados de produtos, por que não devemos permitir a concorrência nos mercados de moeda também – por que os governos devem ter um monopólio?

O medo de ficar para trás

Dastyari tem sido um importante defensor do bitcoin como uma moeda desde que o governo retirou a dupla tributação. Ele propôs, em 2015, que a Austrália poderia “se estabelecer como um líder global em relação às moedas digitais e que o país não deveria arriscar-se por deixar de investigar todas as oportunidades”. Ele reiterou esta crença na terça-feira, acrescentando que:

Publicidade

A questão para a Austrália é que vamos  ser seguidores ou vamos liderar. Precisamos encontrar uma maneira bipartidária de fazer isso.

“Não podemos competir com nossos vizinhos asiáticos quando se trata de produzir bens e serviços baratos”, admitiu, mas acrescentou que “podemos competir quando se trata de serviços financeiros, mas isso vai significar decisões grandes e audaciosas”.

Talvez você queira ler
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações
Jesse Powell posa para foto de terno e gravata

“SEC é o maior empecilho dos EUA”, ataca criador da exchange Kraken

Jesse Powell acusou a SEC de extorsão depois que o regulador apresentou novas acusações à exchange de criptomoedas, incluindo mistura de fundos de clientes