Imagem da matéria: Binance não descarta listar token de Ethereum que pode surgir com revolta dos mineradores
(Foto: Shutterstock)

Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em termos de volume negociado, afirmou, nesta quarta-feira (10), que não irá desconsiderar seu apoio à futura e controversa bifurcação do Ethereum, chamada de ETHW.

A corretora anunciou que irá apoiar “a fusão” — uma alteração no protocolo prevista para o dia 19 de setembro, que irá completar a tão aguardada atualização para o mecanismo de consenso proof of stake (ou PoS, na sigla em inglês).

Publicidade

Porém, a empresa também afirmou que possivelmente vai apoiar os “contrários à fusão” que planejam continuar usando o mecanismo proof of work (ou PoW) e criar uma rede e criptomoeda derivadas.

“No caso de novos tokens bifurcados, a Binance irá avaliar o suporte para a distribuição e saque dos tokens bifurcados”, de acordo com um comunicado.

“Para proteger os adversários da Binance, todos os tokens bifurcados vão passar pelo mesmo processo rigoroso de revisão que a Binance realiza com qualquer outra moeda/token”, acrescentou a empresa.

Em setembro, a rede Ethereum será atualizada para ETH 2.0. Em vez de ser uma blockchain PoW, migrará para o PoS, eliminando a necessidade de mineradores.

Publicidade

Validadores, e não mineradores, vão manter a rede segura ao “bloquear” (fazer o staking) das criptomoedas nativas da rede.

Espera-se que a mudança torne o Ethereum mais rápido, escalável e bem mais energeticamente eficiente. Defensores da migração também afirmam que a atualização vai ajudar a manter a inflação da criptomoeda nativa da rede (ETH) sob controle.

Mas o fim da mineração do Ethereum terá um impacto negativo para mineradores da rede que dependem desse processo para obter sua fonte de renda.

Revolta dos mineradores de Ethereum

Neste mês, o minerador chinês Chandler Guo anunciou que quer resistir à atualização e manter uma versão PoW viva em uma tentativa de ajudar mineradores que poderão ser abandonados após a atualização.

Ele planeja seguir em frente com um processo chamado de “bifurcação drástica” (do inglês “hard fork”): Quando aqueles que trabalham na rede não concordam mais com o melhor rumo a seguir e, por isso, seguem caminhos diferentes — com uma nova criptomoedas.

Publicidade

Neste caso, a nova rede seria conhecida como ETHPoW; a nova criptomoeda, ETHW. Porém, desenvolvedores do Ethereum continuam céticos de que tal iniciativa vai obter muito apoio de desenvolvedores e do mercado. Porém, grandes participantes do mercado sinalizaram que estão abertos à possibilidade.

Até agora, grandes corretoras, como a Poloniex, de Justin Sun, e Huobi, afirmaram que irão apoiar a bifurcação ao listar o token. Na segunda-feira (8), a BitMEX anunciou o lançamento de um contrato futuro para ETHW.

Enquanto isso, a Circle, empresa responsável por USDC, a segunda maior stablecoin do mercado, afirmou que só irá apoiar a ETH 2.0.

Tether, a maior fornecedora de stablecoins, também anunciou que iria apoiar a fusão, acrescentando que é “importante que a transição ao PoS não seja transformada em uma arma para gerar confusão e danos ao ecossistema”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Carteira de couro aberta mostra várias criptomoedas físicas

As 9 criptomoedas que podem disparar em julho

Analistas ouvidos pelo Portal do Bitcoin indicam quais criptomoedas têm potencial de alta para o mês de julho
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin lança emissão de Renda Fixa Digital da Bolt Energy

Mercado Bitcoin lança emissão de Renda Fixa Digital da Bolt Energy

A parceria teve início em 2022 e atinge R$ 24 milhões captados à empresa de energia
Imagem da matéria: Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

As lendas do futebol Lionel Messi e Ronaldinho divulgaram uma memecoin da Solana chamada WATER, o que gerou muitas perguntas
Imagem da matéria: Criadores do Notcoin lançam aceleradora para impulsionar a próxima onda de jogos no Telegram

Criadores do Notcoin lançam aceleradora para impulsionar a próxima onda de jogos no Telegram

Com a ajuda da empresa de análises baseada em IA, Helika, o Notcoin quer fortalecer ainda mais o ecossistema de jogos cripto no Telegram