Imagem da matéria: Empresário polêmico vai apoiar a bifurcação da rede Ethereum
Justin Sun, CEO da rede Tron, em 2021 (Foto: Reprodução/Twitter)

Na semana passada, Chandler Guo, um grande minerador de criptomoedas chinês, anunciou sua intenção de resistir à Fusão do Ethereum ao realizar uma bifurcação da blockchain atual e criar uma versão duplicada da rede que usa o sistema de consenso proof of work (ou PoW).

Essa campanha ganhou um grande apoiador nesta quinta-feira (4).

Publicidade

A corretora de criptomoedas Poloniex, do polêmico Justin Sun, criador do ecossistema Tron, anunciou que irá apoiar e listar ETHW, a versão bifurcada e PoW do Ethereum, a partir da próxima semana.

A Fusão do Ethereum se refere à tão aguardada transição da rede para o consenso proof of stake (ou PoS). Atualmente, o Ethereum funciona com um modelo PoW que permite que “mineradores” criem novos ethers ao direcionarem enormes quantidades de poder computacional para solucionarem difíceis quebra-cabeças.

A fusão fará com que o Ethereum transicione para um modelo PoS mais rápido e escalável, onde novos ethers são criados ao alocar (ou fazer o staking) de enormes quantidades de ethers já existentes.

Dessa forma, a fusão colocará fim à prática da mineração de ether — uma má notícia para mineradores como Guo. É por esse motivo que ele e outros estão tentando lançar ETHW, para permitir que pessoas continuem minerando uma forma de ether. Agora, Poloniex passa a apoiar essa campanha.

Apoio ao PoW

Em uma publicação, a Poloniex afirma que pretende “dar suporte total para a atualização do ETH e sua possível bifurcação drástica”. A partir do dia 8 de agosto, a corretora vai permitir que usuários troquem ETH por ETHW e vice-versa a uma proporção de um para um.

Publicidade

A Poloniex também irá listar ETHS — uma criptomoeda que irá representar o ether PoS que existir se a fusão obtiver êxito — a uma proporção de um para um com o ETH.

Se a fusão — cuja expectativa é que aconteça em setembro — acontecer sem problemas, a Poloniex vai automaticamente converter todos os ETHS em ethers atualizados, pós-fusão.

Se, nesse momento, Guo e seus seguidores não conseguirem bifurcar a rede Ethereum, a Poloniex irá suspender e deslistar ETHW e seus mercados relacionados, segundo a publicação.

Em relação à notícia sobre a listagem, o grande investidores da Poloniex, o CEO da Tron, Justin Sun, celebrou via Twitter.

Publicidade

“Presenciamos o mecanismo de consenso PoW como um fator fundamental para impulsionar a expansão do ecossistema Ethereum e estamos dispostos a continuar apoiando o desenvolvimento da comunidade”, afirmou Sun.

Guo e outros mineradores de ether torcem para que a criação do ETHW permita que a prática da mineração de uma versão do Ethereum continue.

Mas ETHW seria uma rede e criptomoeda completamente distinta do Ethereum, sem valor de mercado ou utilidade inerente — a menos que encontre apoio, um mercado e usuários.

Credibilidade

O apoio da Poloniex do token nascente oferece muito da credibilidade necessária. A iniciativa também é consistente com o histórico relacionamento frágil de Sun com o Ethereum e o cofundador da rede, Vitalik Buterin.

As gritantes similaridades entre a rede Tron de Sun e o Ethereum, que surgiu anos antes, são bem evidentes, e até foi algo admitido pelo próprio Sun. O whitepaper da Tron foi alvo de críticas por ter sido supostamente plagiado.

Publicidade

Ao longo dos anos, Sun e Buterin trocaram inúmeras farpas. Uma vez, Sun entrou em um bate-papo ao vivo de Buterin, acompanhado por um homem vestido de abacate, em uma tentativa aparente de fomentar uma briga já iniciada anteriormente. O fundador da Tron já admitiu ter uma certa obsessão com Buterin.

Enquanto isso, Buterin está consumido pela fusão do Ethereum, um enorme evento muito aguardado que está sob desenvolvimento há anos. Uma bifurcação como o ETHW pode ser uma pedra no caminho de Buterin que, se obtiver êxito, pode atrapalhar a legitimidade da nova rede Ethereum pós-fusão.

Porém, ainda é um grande “e se” e as chances de sucesso do ETHW são bem pequenas. Porém, com a ajuda da Poloniex e de Sun, as probabilidades aumentaram um pouco.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto!
E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado

Argentina se reúne com autoridades de El Salvador para discutir adoção de Bitcoin

Há cerca de três anos, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a incorporar o Bitcoin, junto com o dólar, como moeda oficial
Imagem da matéria: Fed e o Banco do Japão levarão o Bitcoin a US$ 1 milhão, diz Arthur Hayes

Fed e o Banco do Japão levarão o Bitcoin a US$ 1 milhão, diz Arthur Hayes

Um complexo emaranhado entre bancos centrais em relação ao iene levará a uma frenética impressão de dinheiro, elevando o preço do Bitcoin, diz o cofundador da BitMEX
Números e letrs douradas sob um placa formam símolo do Real brasileiro

5 vantagens da tokenização de ativos do mundo real (RWA) | Opinião

Para o autor, a custódia de RWA tokenzados é um elemento crucial para a democratização do acesso aos investimentos
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo