Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital
Foto: Shutterstock

O Banco Central irá fazer uma live nesta segunda-feira (7) explicando como o projeto do Real Digital irá afetar a vida dos brasileiros. A apresentação será às 14h, com transmissão ao vivo no canal de YouTube da entidade e será feita por Fábio Araújo, coordenador do Real Digital, e Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do departamento de tecnologia e informação do BC. 

Até o momento, ao apresentar os planos para o Real Digital, o Banco Central focou sua atuação no sistema financeiro e em investimentos. A projeto prevê que entidades autorizadas criem a CBDC, que será registrada em uma Distributed Ledger Technology (tecnologia da qual a blockchain faz parte) e, à partir disso, comecem a permitir operações como compra e venda de títulos do tesouro público entre pessoas físicas de forma rápida e direta na superfície — por trás, haverá toda a infraestrutura web3 de queima, criação e registro de tokens. 

Publicidade

Nesse processo, os cidadãos poderão usar o Real Tokenizado, que será uma representação do Real Digital, que é de fato a CBDC do Banco Central e será manuseada apenas pelas autoridades financeiras autorizadas. 

Reportagem do Portal do Bitcoin detalhou os três casos de uso que o Banco Central está testando no Piloto do Real Digital, que já está em andamento e irá ser concluído em março do ano que vem.

BC poderá congelar contas e mexer em saldos

No começo de julho, o Banco Central publicou o projeto piloto do Real Digital no portal GitHub. Isso permitiu o início de uma auditoria pública sobre o código do sistema e os desenvolvedores descobriram a existência de uma série de funções presentes dentro do contrato inteligente dessa versão de testes.

Entre as ferramentas que o BC tem com o código estão congelar contas de usuários, diminuir saldos de endereços-alvo, confiscar e cunhar novas unidades da moeda digital.

Publicidade

“Segundo a legislação brasileira, a justiça, na devida condução de processos judiciais, tem a prerrogativa de congelar ou arrestar valores mantidos no SFN. Essas funcionalidades, portanto, existem atualmente no SFN e deverão ser reproduzidas na plataforma do Real Digital de modo a garantir sua compatibilidade com a legislação em vigor”, disse o BC em resposta ao Portal do Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Volume de negociação de 'Notcoin' ultrapassa US$ 1 bilhão no maior airdrop de jogos de 2024

Volume de negociação de ‘Notcoin’ ultrapassa US$ 1 bilhão no maior airdrop de jogos de 2024

Jogo Notcoin, baseado no Telegram, lançou mais de 80 bilhões de tokens para cerca de 35 milhões de jogadores em um airdrop
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX diz que divide presídio com assassinos e brinca que arroz virou moeda com “boas oportunidades” de arbitragem

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, falou sobre sua vida na prisão, a visão diferenciada que tem sobre o que poderia ter sido sua vida e sua tentativa de apelação da condenação
Moeda de Bitcoi sob mapa da América comd estaque para Venezuela

Venezuela quer desativar todas as fazendas de mineração de criptomoedas do país

O governador do estado de Carabobo afirmou que o governo está prestes a publicar um decreto que irá proibir a mineração de criptomoedas
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais