Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo a Olymp Trade (Imagem: Reprodução)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai julgar nesta terça-feira (16) um processo administrativo contra a Saledo Global LLC, empresa por trás da plataforma forex Olymp Trade. Promovida pelo ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, a entidade é acusada de oferta e distribuição irregular de valores mobiliários a investidores residentes no Brasil.

Em 2019, época em que a CVM começou a apurar as primeiras denúncias, a Olymp Trade, que surgiu como uma rival da também controversa IQ Option, listava ativos disponíveis para serem negociados como commodities, moedas regulares, índices e ações. Além disso, existia a opção de investir em criptomoedas como Bitcoin, Bitcoin Gold, Ethereum, Monero, Zcash e outros sete ativos digitais.

Publicidade

“Segundo constava de seu sítio eletrônico, a Olymp Trade era apresentada como uma ‘excelente plataforma de negociação’, prometendo ‘retornos de até 92%’, bem como ‘fácil retirada e depósito de dinheiro’, diz um trecho do Processo Administrativo.

Portanto, diz a CVM, o processo foi instaurado para apurar eventual responsabilidade por oferta pública, distribuição e intermediação de negociações de valores mobiliários ofertados a cidadãos residentes no Brasil sem obter o necessário registro ou dispensa de registro junto à CVM.

O primeiro alerta dado ao mercado pela CVM, juntamente com a emissão de uma stop order, é de fevereiro de 2019 e possui dois processos contra a empresa, cuja sede fica em São Vicente e Granadinas, pequeno país no Caribe.

Na época, a CVM acolheu denúncias e consultas sobre a atuação da Olymp Trade endereçadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (“SAC”) do órgão. Problemas com saque e depósito também foram relatados no site do Reclame Aqui.

Publicidade

Contudo, a empresa não parou suas atividades e então a CVM reiterou a Stop Order um mês depois.

Quando foi procurada pela reportagem do Portal do Bitcoin, em 2022, que perguntou sobre a regularização da situação junto à CVM, a resposta da empresa foi evasiva e com um desafio ao regulador:

“Assim como muitas corretoras sem licenças locais, enfrentamos uma situação na qual a CVM alertou usuários contra fazer negócios conosco. É uma situação lamentável, mas desde então os traders brasileiros continuaram a usar nossa plataforma e recebemos muito suporte da nossa comunidade local,”

Ronaldinho Gaúcho promoveu a Olymp Trade

Ainda em 2019, para promover mais a plataforma em solo brasieliro, a Olymp Trade contratou o ex-craque da seleção de futebol, Ronaldinho Gaúcho, que não brincou em suas redes sociais com a seguinte frase: “Finalmente consegui lucrar só com as mãos”.

De acordo com informações no site da empresa na época, Ronaldinho, cuja imagem já esteve ligada a uma longa lista de promoções de projetos que naufragaram e até mesmo de supostas pirâmides financeiras, como com LBLV, Airbit Club e 18K Ronaldinho, havia se tornado embaixador oficial da marca Olymp Trade.

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo do itau ao lado de criptomoedas e bitcoin

Itaú libera compra de Bitcoin no app, mas sem saques para carteira externa

O “wallet out”, que permite o envio de criptomoedas do banco para uma carteira externa, ainda está em fase de avaliação
Ilustração mostra moeda à frente da lua

Bitcoin supera R$ 600 mil no Brasil e comunidade comemora: “É só o começo”

Especialistas explicam por que 2025 pode ser o melhor ano de todos para o Bitcoin
Montagem com fundo escuro com os logos da Transfero e Fuse Capital

Transfero anuncia compra da Fuse Capital

O foco é ampliar soluções DeFi e inovação na gestão de ativos digitais
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Mais de 519 mil brasileiros já escanearam íris para ganhar criptomoedas

Escanear íris rende R$ 470 em tokens WLD da empresa fundada pelo criador do ChatGPT