Imagem da matéria: Autora de “O Conto da Aia” vai ministrar curso on-line com distribuição de NFTs da Tezos
(Foto: Shutterstock)

Margaret Atwood é mais conhecida por retratar sociedades distópicas, principalmente em seu livro “O Conto da Aia” — mas, agora, a autora e poeta canadense planeja explorar o potencial da utopia em um novo curso on-line e, em seguida, transformar os resultados em tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês).

Nesta quarta-feira (27), Atwood e a plataforma de cursos virtuais Disco anunciaram planos de incluir NFTs da Tezos como parte de “Practical Utopias: An Exploration of the Possible” — ou “Utopias Práticas: Explorando o Possível”, em tradução literal —, um curso on-line que será ministrado por Atwood a partir de setembro.

Publicidade

Participantes do curso on-line com duração de oito semanas vão trabalhar juntos para imaginar possíveis sociedades utópicas, incluindo o que podem parecer. Essas descobertas colaborativas vão se transformar em ilustrações, emitidas como NFTs na blockchain Tezos e, em seguida, distribuídas entre os estudantes.

Além disso, uma antologia de um só NFT, que compila o resultado de todos os grupos junto com o trabalho da própria Atwood, será leiloada ainda este ano. Parte dos lucros da venda será revertida para “projetos que trabalham na construção de um futuro melhor”, de acordo com a Disco.

“Pense em Utopias Práticas como uma espécie de ‘caixa de areia’ para adultos: a construção de comunidades imaginárias com verdadeiros fornos solares”, contou Atwood ao Decrypt.

“Nossas ‘Utopias Práticas’ precisam ser acessíveis, atrativas e sustentáveis. Então, é claro, o elemento NFT desse projeto também precisaria se encaixar nisso. É por isso que escolhemos a Tezos.”

Publicidade

Os 200 alunos que se inscreverem para completar a experiência interativa serão divididos em equipes de oito pessoas para a criação de sua própria visão de uma possível utopia. As ilustrações baseadas nessas visões colaborativas serão transformadas em NFTs na Tezos e a antologia NFT de edição única também incluirá um trabalho da própria Atwood.

Além disso, cada aluno irá receber um NFT por sua participação. Faktor afirma que os NFTs irão oferecer benefícios contínuos para os holders, incluindo acesso a experiências e eventos futuros.

Modelo eficiente

Tezos é uma rede blockchain proof of stake (ou PoS), considerada como uma alternativa mais energeticamente eficiente a blockchains proof of work (ou PoS), como Ethereum e Bitcoin.

A publicadora de videogames Ubisoft, o time de futebol Manchester United, a varejista de vestuário The Gap e as equipes da Fórmula Um McLaren e Red Bull Racing estão entre as marcas que usam a Tezos para projetos NFT e Web 3.

Publicidade

Um NFT atua como um contrato de propriedade de um item digital, incluindo coisas, como obras de arte digital, colecionáveis de esporte, itens de videogames e mais. Em 2021, o amplo mercado de NFTs disparou para US$ 25 bilhões em volume negociado, segundo dados do DappRadar.

Em fevereiro, Atwood havia sugerido uma colaboração com a Tezos durante uma participação ao podcast The Tim Ferris Show. Ela havia contado a Ferris que a emissão de um NFT na Tezos “consome a mesma quantidade de energia que um tuíte”.

Aprendendo no metaverso

A plataforma de cursos Disco surgiu na pandemia, segundo a cofundadora e coCEO Candice Faktor, em entrevista ao Decrypt, e seu ambiente de aprendizagem remota permite que criadores elaborem aulas que contam com vídeos ao vivo, chats, elementos assíncronos e mais.

O curso de Atwoods chega via a divisão Disco Studios da empresa, que colabora diretamente com criadores na elaboração dos cursos.

“Quando contei [a Atwood] sobre a Disco e perguntei se ela gostaria de colaborar, ela disse: ‘Sim, mas eu não quero ministrar um curso de escrita criativa’”, relembrou Faktor.

Publicidade

Em vez disso, o curso “Practical Utopias” surge de um assunto familiar à autora, fornecendo uma experiência interativa que permite que estudantes discutam e colaborem à medida que tentam solucionar preocupações sociais da atualidade e do futuro.

Faktor afirmou que a autora de 82 anos quer “deixar um legado para criar soluções práticas para alguns dos nossos problemas mais difíceis atualmente”.

Disco também planeja implementar emblemas NFT para outros cursos, que irão atuar como um certificado digital e uma espécie de recordação, bem como um registro permanente do trabalho criativo.

Programa educacional

NFTs são apenas uma parte dos planos da Disco no amplo setor Web 3 e blockchain. A plataforma também move a Realm Academy, um programa educacional cripto e NFT criado pela Everyrealm, uma grande investidora em terrenos de metaverso com importantes celebridades como apoiadores.

As aulas acontecem no jogo on-line de metaverso Somnium Space, executado no Ethereum e Solana.

O metaverso se refere a uma versão futura da internet, em que usuários vão poder interagir, jogar e, até mesmo, trabalhar em espaços em 3D usando avatares.

Redes blockchain podem impulsionar o metaverso e muitas empresas cripto estão se desenvolvendo no setor — assim como grandes empresas de tecnologia, como o Facebook. Os primeiros jogos de metaverso, como Somnium Space, Decentraland e The Sandbox, utilizam ativos NFT.

Publicidade

O metaverso é onde Faktor acredita que estarão concentradas as iniciativas educacionais da Disco no futuro, migrando do atual padrão das chamadas em vídeo para experiências mais imersivas.

“Estamos na etapa do celular flip de onde estão os metaversos de aprendizagem”, explicou. “É esta a visão da Disco: a ideia de aprender ao vivo, juntos.”

“Hoje, estamos fazendo isso via Zoom. Amanhã, isso provavelmente será feito em diferentes metaversos, onde nos conectamos e colaboramos. Será um momento incrível em que você realmente poderá ter o aprendizado experimental em grande escala, de forma virtual.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024