Imagem da matéria: DeFi são perigosas para investidores médios, segundo pesquisadores de Harvard
Foto: Shutterstock

As plataformas DeFi (finanças descentralizadas) permitem de fato ao detentor de criptomoedas ganhar juros passivos. No entanto, o novo modelo de negócio pode ser perigoso para o investidor médio, segundo especialistas em finanças da Harvard e da Terraform Labs. Um artigo sobre o tema foi publicado no site da revista Harvard Business Review na terça-feira (23).

Intitulado ‘O que acontece quando as criptomoedas ganham juros?’, o artigo disserta sobre a possibilidade do investidor aumentar sua renda com empréstimos de suas criptomoedas. Por exemplo, a modalidade chamada ‘Yield Farming’, ou mineração de liquidez, gera recompensas para os holders.

Publicidade

A ideia de fazer dinheiro com dinheiro é antiga. Segundo os autores Marco Di Maggio, Nicholas Platias, Wenyao Sha e Nicolas Andreoulis, sua forma descentralizada nasceu tardiamente, considerando que as criptomoedas surgiram há mais de 12 anos. A premissa das DeFis é simples: ganhar com criptos em hold.

Contudo, citando vastas oportunidades de renda passiva no novo mercado, os autores acreditam que a DeFi ainda é um local muito mais perigoso para manter dinheiro por conta de riscos ainda não bem compreendidos pelo investidor médio. Isso, se comparado com a transparência do  mercado tradicional.

“No rastro das taxas de juros próximas a zero em quase todas as grandes economias, o DeFi tornou os criptos uma escolha atraente para o capital que busca lucro”, diz o texto.

Fator risco-retorno em DeFi

Para os especialistas em finanças, o fator risco-retorno em DeFi lança luz ao porquê de taxas de juros tentadoras: “Todos os protocolos DeFi correm o risco de bugs de software e/ou cópias fraudulentas que podem, na pior hipótese, drenar a liquidez completamente”. Além disso, acrescenta o texto, “obviamente não há seguro FDIC”. No Brasil, esse seguro é chamado de Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Publicidade

Os autores endossam a ideia de finanças descentralizadas e acreditam que muitos dos protocolos DeFi hoje podem ter o potencial de se tornarem grandes e ousados ​​o suficiente para rivalizar com o mercado tradicional, “enquanto permanecem fiéis às suas raízes descentralizadas”.

“A medida que seu público se expande e instituições acostumadas a navegar pelos perigos de um setor altamente regulamentado se juntam, esperamos que o DeFi inaugure a tão esperada era em que cada família tenha criptomoedas trabalhando para ela. Afinal, se o dinheiro nunca dorme, por que deveriam os criptos?”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Grupo de mídia de Donald Trump estuda comprar corretora de criptomoedas

Um acordo bem-sucedido com a Bakkt aprofundaria a entrada de Trump no mercado de criptomoedas
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico vai continuar comprando Bitcoin até atingir US$ 100 mil: “Então vou parar”

Robert Kiyosaki alertou sobre ambição e cautela estratégica: “Não é hora de ser ganancioso”