Martelo de justiça próximo a duas mãos presas por algemas
(Foto: Shutterstock)

Resumo

  • Um cidadão franco-marroquino de 24 anos foi preso e é acusado de ser o mentor de sequestros recentes.
  • Badiss Mohamed Amide Bajjou foi alvo de uma Notificação Vermelha da Interpol por sequestro e extorsão.
  • Ataques com chaves inglesas estão ocorrendo no mundo todo, com incidentes relatados ultrapassando o número de 2024.

Um cidadão franco-marroquino de 24 anos, supostamente o mentor da recente onda de sequestros relacionados a criptomoedas na França, foi preso pela polícia no Marrocos, de acordo com uma reportagem do Le Parisien

Badiss Mohamed Amide Bajjou, que está sujeito a um Alerta Vermelho da Interpol, é suspeito de ser um dos líderes dos esquemas de sequestro de criptomoedas, incluindo o do cofundador do Ledger, David Balland, em janeiro. 

Publicidade

“Agradeço sinceramente ao Marrocos por esta prisão, que demonstra a excelente cooperação judicial entre nossos dois países, particularmente contra o crime organizado”, disse o ministro da Justiça francês, Gérard Darmanin, em uma postagem traduzida no X que destacou a reportagem do Le Parisien. 

(Reprodução/X)

Procurado pela Interpol por crime de extorsão e sequestro, entre outras acusações, Bajjou se junta a outros 12 que foram presos pela polícia francesa por seu papel nos planos de maio, um dos quais ocorreu em plena luz do dia quando quatro indivíduos atacaram a filha grávida do CEO e cofundador da corretora de criptomoedas francesa Paymium, Pierre Noizat, e sua família.

Dias após essas prisões, um total de 25 suspeitos foram indiciados pela polícia francesa em conexão com a tentativa de sequestro da filha de Noizat, de acordo com uma reportagem do Le Monde . A maioria dos suspeitos tinha entre 16 e 23 anos, segundo a reportagem. 

Embora se suspeite que Bajjou tenha desempenhado um papel-chave, o Le Parisien informa que outro cidadão franco-marroquino, identificado por meio da análise de transferências de criptomoedas, é “considerado o verdadeiro mentor por trás dos bastidores“.

Publicidade

Embora os sequestros na França estejam entre os mais chocantes até o momento, “ataques de chave inglesa” — ou ataques físicos contra detentores de criptomoedas — estão ocorrendo no mundo todo, incluindo pelo menos dois relatados nas últimas semanas em Uganda e nos Estados Unidos. 

Um banco de dados de ataques — muitos dos quais não são reportados — mantido por Jameson Lopp, cofundador da Casa, empresa de segurança para Bitcoin, detalha 29 ataques reportados em 2025 até o momento. Em comparação, apenas 34 ataques foram registrados em todo o ano de 2024.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Amazon e Walmart estudam lançar suas próprias stablecoins, diz jornal

As decisões finais podem depender do avanço do projeto de lei que regula o setor de stablecoins nos EUA
Michael Saylor, Strategy

‘Ataque dos clones’: Coinbase alerta sobre riscos do modelo de tesouraria de Bitcoin da Strategy

Um analista da Coinbase alertou que a tendência de empresas de capital aberto formarem reservas em Bitcoin pode gerar “riscos sistêmicos” para todo o setor de criptoativos
Imagem da matéria: Ethereum e tokens DeFi disparam até 23% após SEC demonstrar apoio ao setor

Ethereum e tokens DeFi disparam até 23% após SEC demonstrar apoio ao setor

Uniswap, Aave e Sky estão subindo 23%, 16% e 15% nesta tarde
pilha de bitcoin

Baleias entram no “modo acumulação” em meio à queda do Bitcoin

Carteiras que nunca moveram um satoshi para fora e mantêm pelo menos 10 BTC são classificadas como “Endereços de Acumulação de Bitcoin”