Imagem da matéria: China e Emirados Árabes se juntam a projeto de moeda digital para pagamentos regionais
Foto: Shuttestock

Os bancos centrais da China e dos Emirados Árabes aderiram a um projeto de pagamentos regionais com moeda digital na modalidade CBDC (Moeda Digital do Banco Central) que está sendo desenvolvido por Hong Kong e Tailândia. O anúncio foi feito na terça-feira (23) no site da Autoridade Monetária de Hong Kong em conjunto com o Banco Central tailandês.

O projeto se chama ‘Multiple Central Bank Digital Currency Bridge’ (m-CBDC) e é a segunda parte do ‘Inthanon-LionRock’, um projeto de pesquisa sobre as CBDCs que vem sendo desenvolvido desde 2019. Segundo a nota, o objetivo é usar a tecnologia blockchain para pagamentos regionais em tempo real em várias moedas internacionais.

Publicidade

“Após a união — da China e dos Emirados Árabes — o m-CBDC promoverá ainda mais um ambiente propício para mais bancos centrais na Ásia, bem como em outras regiões, para estudar em conjunto o potencial da DLT no aprimoramento da infraestrutura financeira para pagamentos no exterior”, diz a nota.

Acrescentou, ainda, que o esperado é o alívio em pontos considerados pelas entidades financeiras centrais como problemáticos no que diz respeito a transferências de fundos internacionais Eles foram descritos como pontos de “ineficiências”, com destaque para o “alto custo e conformidade regulatória complexa”.

BIS apoia moeda digital

Ainda de acordo com o comunicado, o m-CBDC tem apoio do Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Hong Kong. O BIS, órgão que reúne cerca de 60 bancos centrais, tem mais de 80% dos seus filiados com pesquisas sobre o CBDC em andamento.

O destaque fica para o banco central da China (PBoC) que no mês passado realizou seu terceiro teste-piloto do yuan digital. Nele,  o governo distribuiu em forma de loteria cerca de US$ 3 milhões em yuans a 100.000 moradores de Shenzhen para eles gastarem como quiserem. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”