A Coordenação-Geral de Procedimentos Especiais da Corregedoria do Ministério da Economia vai promover na próxima quarta-feira (05) o segundo webinário com o tema ‘Lavagem de dinheiro via criptoativos’. O evento fechado será exclusivo para membros de órgãos convidados que vão debater a regulação das criptomoedas, crimes relacionados e o uso de blockchain.
De acordo com a programação, serão debatidos os seguintes assuntos:
- Regulação para enfrentamento da lavagem de dinheiro via criptoativos;
- A utilização do bitcoin como meio para o crime de evasão de divisas;
- Estudo de caso: Operação Criptoshow;
- Aspectos legais de apreensões de criptoativos;
- Contornos pragmáticos de investigações com criptoativos e evasão de divisas;
- Ferramentas úteis para investigações em blockchain e criptomoedas
Segundo a organização, vão participar do evento:
Procuradores da República — Thiago Augusto Bueno, José Alfredo de Paula Silva, Leandro Bastos Nunes e Vladimir Aras;
Leia Também
Delegados da Polícia Federal — Frederico Skora e Bernardo Adame Abrahão, Guilherme Helmer e Fabiano Emidio de Lucena Martins;
Além dessas autoridades, vão colaborar também com o evento o Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Robson de Oliveira Albuquerque; o Coordenador-Geral de Investigação e Inteligência, Cid Carlos Costa de Freitas; o promotor de Justiça do Rio Grande do Sul Flávio Duarte; e a Procuradora da Fazenda Ana Paula Bez Batti.
A live será realizada a partir das 09h00. O último painel — ‘Ferramentas úteis para investigações em blockchain e criptomoedas’ — está agendado para começar às 16h50.
Lavagem de dinheiro
O primeiro webinar com a mesma finalidade — sobre lícitos e ilícitos sob o novo mercado financeiro, de criptoativos — foi promovido pela Corregedoria do Ministério da Economia em maio deste ano.
Na ocasião, uma das premissas que foram debatidas durante o evento foi “o uso de moedas virtuais pode se tornar o meio preferido para lavagem de dinheiro”. A frase foi dita pelo perito criminal da Polícia Federal Silvino Schilickmann.