Imagem da matéria: Governo dos EUA busca advogado que entenda de criptomoedas para combater crimes
Foto: Shuttestock

O departamento de Justiça dos EUA (DoJ) busca por um especialista em Direito com experiência em cibercrimes internacionais. A ideia é que ele ajude no combate ao terrorismo e a crimes relacionados a criptomoedas, deep web e de propriedade intelectual praticados por hackers.

Segundo publicação do DoJ, o profissional vai atuar por 12 meses no Gabinete de Desenvolvimento, Assistência e Treinamento da Divisão Criminal do Ministério Público (Opdat).

Publicidade

Conforme detalhou o órgão, a missão da Divisão é desenvolver e administrar técnicas para aprimorar as capacidades dos profissionais que aplicam as leis nas instituições estrangeiras do setor de justiça.

Com tal medida, o foco é permitir que essas instituições combatam o crime organizado transnacional alinhado com o Estado de direito. Ao mesmo tempo, visa também proteger os cidadãos americanos em solo estrangeiro.

Outro ponto, diz a publicação, o profissional também vai apoiar a Rede Global de Repressão à Criminalidade Transnacional e de Alta Tecnologia (Glen). Essa força-tarefa é o resultado de uma parceria entre instituições de segurança pública dos EUA.

De acordo com o DoJ, atualmente esses profissionais têm sido destacados para posições em várias cidades do mundo.

Na terça-feira (21), o DoJ revelou que hackers chineses estavam sendo acusados de roubo de informações sobre vacinas contra a Covid-19 que estão em desenvolvimento. Segundo publicação do UOL, a acusação é de violação da propriedade intelectual de empresas nos Estados Unidos e em outros países.

Publicidade

Os invasores usaram as contas para arrecadar criptomoedas dos seguidores das celebridades. No total, conseguiram roubar o equivalente a R$ 600 mil. Entre os nomes de famosos que tiveram suas contas afetadas estão Elon Musk, Bill Gates, Apple e Uber.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda dourada de Bitcoin sobre bandeira dos Estados Unidos ao lado de uma caneta esferográfica

‘Crypto Week’: EUA definem futuro das criptomoedas em semana histórica; veja o cronograma no Congresso

A Crypto Week pode marcar a aprovação histórica de projetos cruciais para o setor, incluindo regras para stablecoins e proibição de CBDCs
donald trump e bitcoin

Empresa de Trump faz pedido para lançar ETF misto de Bitcoin e altcoins

Chamado “Truth Social Crypto Blue Chip”, o ETF propõe alocação de 70% em Bitcoin e o restante em Ethereum, Solana, Cronos e XRP
Mulher operando um caixa eletrônico de Bitcoin

Nova Zelândia vai proibir caixas eletrônicos de criptomoedas

Com 221 máquinas em todo o país, a Nova Zelândia se junta aos países que controlam os caixas de criptomoedas devido às crescentes preocupações com crimes financeiros
logo da Robinhood no celular

Justiça da Flórida apura se Robinhood enganou usuários com promessa de negociação barata

O procurador-geral James Uthmeier apura se a Robinhood enganou usuários ao mascarar custos em acordos com terceiros