J. Christopher Giancarlo posa para foto
J. Christopher Giancarlo (foto: Divulgação/chrisgiancarlo.org)

J. Christopher Giancarlo, carinhosamente conhecido como “Crypto Dad”, rejeitou as especulações de que estaria sendo considerado para substituir Gary Gensler como chefe da Comissão de Valores Mobiliários (SEC).

Na quinta-feira (14), o ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) foi ao X para negar as informações de que estava buscando o cargo mais alto da agência.

Publicidade

“Deixei claro que já limpei a bagunça de Gary Gensler”, disse ele. “Não quero ter que fazer isso novamente.”

Ele também rebateu os rumores de que estava buscando “algum cargo cripto” no Departamento do Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”.

O burburinho em torno do possível retorno de Giancarlo a uma função regulatória ocorre em meio a especulações de uma mudança na SEC após a reeleição de Donald Trump, com a posição de Gary Gensler como presidente em jogo.

Giancarlo atuou como comissário na CFTC de junho de 2014 a abril de 2019, assumindo a função logo após a saída de Gensler como presidente da CFTC.

Ele ganhou o apelido de “Crypto Dad” ao se tornar uma figura importante na comunidade cripto ao defender a inovação no setor das criptomoedas durante seu mandato. 

Publicidade

Depois de deixar seu cargo, ele foi cofundador do Digital Dollar Project em janeiro de 2020, que busca promover discussões sobre o futuro das “inovações monetárias digitais”.

Giancarlo afirmou que as moedas digitais do banco central (CBDCs) não são o único caminho a seguir, observando que “criptomoedas, CBDCs, stablecoins e muito mais” são o futuro global.

O presidente eleito Donald Trump, cujo retorno à Casa Branca em janeiro marca um retorno significativo para o Partido Republicano, prometeu anular qualquer política futura de CBDC.

Saída de Gary Gensler da SEC

A comunidade cripto está se preparando para a possibilidade da saída de Gensler, já que Trump também prometeu substituir o atual presidente da SEC, cujo mandato vai até 2026. 

Publicidade

Giancarlo não é o único nome que está sendo divulgado; outros candidatos pró-cripto incluem os comissários da SEC Hester Peirce e Mark Uyeda, o ex-CEO da Binance.US, Brian Brooks, entre outros.

Gensler, uma figura controversa no espaço cripto, deu a entender sua possível saída durante um discurso no 56º Instituto Anual de Regulamentação de Valores Mobiliários na quinta-feira.

No final do discurso, ele declarou: “Foi uma grande honra servir com eles, fazendo o trabalho das pessoas e garantindo que nossos mercados de capitais continuem sendo os melhores do mundo”, referindo-se a seus colegas da SEC. 

A pressão sobre Gensler atingiu seu ponto mais alto nesta semana, pois 18 estados, juntamente com o DeFi Education Fund, entraram com uma ação judicial acusando a SEC de extrapolar sua autoridade em regulamentações do setor cripto.

Arquivado na quinta-feira, o processo alega que, sob a liderança de Gensler, a SEC deliberadamente contornou os procedimentos padrão e reteve novas regras para os criptoativos a fim de buscar uma “apropriação de terras regulatórias”.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Smartphone mostra logotipo da Receita Federal; ao fundo, um leão

Receita prorroga prazo de consulta pública sobre declaração de criptomoedas

Novo modelo irá se chamar Declaração de Criptoativos (DeCripto) e irá substituir as regras atuais, que são estabelecidas na IN 1.888/2019
Ilustração de chip ultramoderno

Novo chip do Google acelera a entrada da computação quântica no mercado, dizem especialistas

O Google afirma que seu novo chip quântico introduz uma correção de erros inovadora, aumentando a confiabilidade e a praticidade
jornal com rosto de Julian Assange

Projeto eterniza no Bitcoin os registros da Guerra do Afeganistão do WikiLeaks

Os registros da guerra afegã estão sendo permanentemente gravados na blockchain do Bitcoin para as gerações futuras
Imagem da matéria: Dogecoin estreia na bolsa de valores da Suécia

Dogecoin estreia na bolsa de valores da Suécia

A Valour disse que seu produto lançado no Spotlight Stock Market da Suécia é o primeiro do gênero na região