Imagem da matéria: Suposto CEO da BTC-e Afirma ser Inocente Após Detenção

O suposto CEO da BTC-e, Alexander Vinnik, continua afirmando sua inocência após sua prisão por lavagem de mais de US $ 4 bilhões em bitcoin, bem como vários outros crimes.

Vinnik, de nacionalidade russa, foi preso em julho enquanto estava de férias na Grécia. Apesar de seus protestos de que ele deveria ser julgado na Rússia, um júri dos EUA o indiciou em 21 pontos, principalmente por lavagem dos fundos roubados do Mt. Gox. Se condenado, ele pode enfrentar até 20 anos na prisão.

Publicidade

Em uma recente entrevista em um jornal russo, Vinnik manteve sua posição de inocência. Como ele explicou:

O fato de eu ter trabalhado na BTC-e e desempenhado meus deveres, não é justificável me acusar. Aprendi sobre a acusação cerca de um mês depois de ter sido detido sob custódia. Isto foi dito por meu advogado russo.

Vinnik está sendo mantido em custódia na Grécia, enquanto o Departamento de Justiça dos EUA se move para extraditá-lo. Ele afirmou que ele recusou a extradição voluntária para os Estados Unidos porque ele não entende o direito que a nação tem de julga-lo.

Porque acredito que não fiz nada de ilegal… Não entendi o que os EUA têm a ver comigo e o que eles têm para julgar um cidadão russo.

Anteriormente, a esposa de Vinnik disse à Russia Today que ela acredita que o governo dos Estados Unidos o prendeu para que eles possam explorar suas habilidades intelectuais.

Leia Também: Fugitivo Australiano Pede US$ 3.5 Milhões em Bitcoin para dar Entrevista Após Fugir de Prisão

A BTC-e foi apreendida pelo governo dos EUA e uma multada em US $ 110 milhões pela Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN). Vinnik contesta que ele estava no comando da BTC-e, alegando que ele era um funcionário que apenas fazia seu trabalho. A BTC-e, entretanto, nega que Vinnik foi empregado pela exchange.

BTC-e começou recentemente o seu processo para relançar a plataforma. De acordo com uma atualização publicada ontem, ela será aberta dia 15 de setembro. A empresa pretende reembolsar diretamente 55% das criptomoedas aos usuários e pagar os outros 45% com tokens, no mesmo estilo da bitfinex.

Leia Também: Três Vendedores de Bitcoins Russos são Presos por Sonegar Impostos

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este