Imagem da matéria: Ministério das Finanças da Rússia Elabora Lei para Legalizar Criptomoedas

O Ministério das Finanças da Rússia está elaborando um projeto de lei para regulamentar a circulação de criptomoedas, disse o ministro das Finanças, Anton Siluanov, em uma entrevista exibida no canal de TV “Rússia 1” no sábado. A agência de notícias russa Tass citou ele dizendo:

Todos os países estão trabalhando para regulamentar legislativamente o uso deste instrumento financeiro, e o instrumento financeiro é muito volátil, ou seja, hoje tem um preço, amanhã outro. Para que não tenhamos os chamados investidores enganados, a regulamentação é necessária. O Ministério das Finanças preparará esse projeto de lei até o final do ano.

Na entrevista, ele reiterou o que disse na sexta-feira na conferência de imprensa do Fórum Financeiro de Moscou.

Publicidade

“Não é conveniente proibi-las [critomoedas], é necessário regulá-las”, disse ele, acrescentando que o projeto de lei “regulará o procedimento para aquisição, circulação e registro de participantes que vão investir e comprar este instrumento”.

Leia Também: Três Vendedores de Bitcoins Russos são Presos por Sonegar Impostos

Disponibilidade para indivíduos

O vice-ministro das Finanças, Alexei Moiseev, propôs recentemente que as criptomoedas, incluindo o bitcoin, fossem listadas nas bolsas de valores, como a Moscow Exchange, mas que só estariam disponíveis para investidores qualificados. No entanto, Siluanov disse no fórum na sexta-feira, conforme relatado pela RBC, que:

Acreditamos que é possível que os indivíduos participem da compra desses instrumentos, mas essas compras devem ser claramente reguladas, identificadas e os assentamentos nessas criptomoedas devem ser controlados pelas autoridades relevantes.
Ele então sugeriu que o processo de compra de criptomoedas para indivíduos deveria ser organizado da mesma forma que a compra de títulos de empréstimos federais (OFZ). O Ministério das Finanças começou a vender esses OFZs denominados em rublo para famílias em abril. Os russos podem comprar esses títulos em aproximadamente 1.400 agências do banco Sberbank e VTB, de acordo com a CNBC.

Leia Também: Imaginando um Sistema Financeiro Baseado em Bitcoin: Relátorio do Banco Central do Canadá

Proposta do Banco Central

Enquanto isso, o banco central está elaborando uma proposta sobre o quadro regulamentar das moedas digitais.

No começo deste mês, o banco emitiu uma declaração de advertência sobre moedas digitais, bem como ofertas iniciais de moedas (ICO). O banco afirmou que é prematuro admitir criptomoedas e quaisquer outros instrumentos financeiros relacionados à circulação e uso em negociações na Rússia.

O presidente do Comitê sobre Mercados Financeiros, Anatoly Aksakov, disse a Tass, agência de noticias da Rússia, que o projeto de lei sobre criptomoedas será preparado neste outono, acrescentando que:

O Banco Central e o Ministério das Finanças estão desenvolvendo propostas sobre sua legalização na Federação Russa.

Leia Também: Venezuela Impede Mineração de Criptomoedas

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Mordomo na faixa de 70 anos segurando um espanador

Cadillac à prova de balas, mordomo e relógio Titanic de R$ 7,7 milhões: os gastos luxuosos do executivo da FTX

O ex-chefe da FTX Europe, Patrick Gruhn, está gastando suas riquezas oriundas das criptomoedas — mas sua fortuna gera polêmica
Pirâmide montada com notas de dólar

FBI prende golpista acusado de lucrar R$ 220 milhões com esquema ponzi de criptomoedas

O homem de Manhattan gastou o dinheiro dos investidores em jogos, lojas e escola dos filhos; agora, pode enfrentar 20 anos de prisão
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano