Imagem da matéria: Imaginando um Sistema Financeiro Baseado em Bitcoin: Relátorio do Banco Central do Canadá

Um padrão Bitcoin poderia trazer benefícios econômicos, como maior previsibilidade do nível de preços e liquidez de recursos.

Em um artigo de 37 páginas, Warren E. Weber, consultor de pesquisa do Banco do Canadá (Banco Central do Canadá) e professor adjunto da Universidade da Carolina do Sul, especulou sobre um sistema financeiro onde o bitcoin seria a moeda padrão (“Padrão Bitcoin”) em vez das moedas fiduciárias.

No estudo, Weber explorou a similatidade entre o padrão Bitcoin e o padrão ouro. O consultor escolheu usar a comparação do bitcoin com o ouro, uma vez que os dois algumas semelhanças, incluindo não serem controlados por um banco central ou autoridade monetária e ambos tem um limite de oferta. O algoritmo do Bitcoin só permite uma circulação de 21 milhões de moedas, enquanto o ouro pode ser encontrado em quantidades finitas no planeta. Se o padrão Bitcoin torna-se real, haverá três meios distintos de troca, tal como ocorreu com o padrão-ouro. O Bitcoin servirá de moeda principal, enquanto existe as moedas fiduciárias emitidas pelos bancos centrais dos países e moedas fiduciárias (notas ou depósitos) emitidas pelos bancos comerciais.

Publicidade

Leia Também: Bitcoin Agora Vale Quase 3 Vezes Mais que 1 Onça de Ouro

A emissão de moedas fiduciárias será uma das poucas coisas que você pode fazer como parte de uma política monetária onde os bancos atuarão como credores de último recurso. Uma “arbitragem praticamente sem custo” do Bitcoin em um escopo internacional vai privar os bancos centrais de sua capacidade de importação de políticas de taxas de juros para afetar suas economias domésticas, detalhou Weber.

Caso o Bitcoin sirva como meio padrão de troca, haveria um aumento moderado na deflação; No entanto, de acordo com Weber, uma vez conquistado, um taxa de deflação e mínima. Os níveis de preços de tornar-se-ão altamente ou perfeitamente correlacionados sob o domínio do Bitcoin em vários países, assim como nos países que adotaram o padrão-ouro. Apesar do fato de que uma criptomoeda se tornaria padrão, Weber acredita que como crises econômicas ainda podem ocorrer, uma vez que “pode ​​ocorrer sob qualquer sistema financeiro de reserva fracionada”.

De acordo com Weber, o padrão Bitcoin beneficiará uma economia de duas maneiras. Devido à “taxa conhecida e determinística”, as pessoas poderiam prever mais facilmente o preço das criptomoedas. O segundo benefício seria que investimentos que atualmente servem de proteção contra flutuações do mercado, estariam mais livres e poderiam ser usados em “alternativas mais produtivas”.

Por outro lado, Weber pensa que o padrão Bitcoin nunca se tornará real, uma vez que há uma forte oposição dos bancos centrais e dos governos. Se o padrão Bitcoin torna-se real, nem os governos nem os bancos centrais são capazes de implementar taxas de juros para afetar suas economias, nem gerar receita com sua capacidade de “criar dinheiro quase sem nenhum custo”, o consultor de pesquisa do Banco do Canadá explicou. Como os governos não querem perder os poderes, eles farão qualquer coisa para evitar que o Bitcoin se torne o meio padrão de troca.

Publicidade

Leia Também: Tenha Bitcoin em Caso de uma Crise Financeira Mundial

Weber também é céptico quanto à longevidade do padrão Bitcoin. Segundo ele, o sistema financeiro está avançando tão rapidamente que provavelmente haveria outra moeda (cripto) que poderia fornecer os mesmos ou maiores benefícios que o Bitcoin, possivelmente a custos mais baixos. Além disso, se ocorrer uma crise financeira, provavelmente surgirá uma oposição que busque substituir o “antigo” sistema financeiro, como o Bitcoin que está desafiando o status quo de hoje.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance preso na Nigéria vai parar no hospital após desmaiar em julgamento

O executivo da Binance Tigran Gambaryan passou mal durante seu julgamento na Nigéria e precisou ser hospitalizado
Imagem da matéria: ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

Ação conjunta da ABcripto e associados visa levantar fundos e doações para desabrigados das inundações
Hacker com capuz sorri no escuro

“Fizemos besteira”: Gala Games confirma hack de de R$ 1,2 bilhão

Um invasor usou um exploit para cunhar e roubar 5 bilhões de tokens da Gala Games (GALA)