Homem feliz envolto a ilustrações de Bitcoin
Shutterstock

85% dos brasileiros acreditam que criptomoedas oferecem maior liberdade financeira, revela uma pesquisa da corretora de criptomoedas OKX divulgada na última semana. 

Com sede nas Ilhas Seychelles e operando globalmente, a OKX obteve a participação de 750 brasileiros na sondagem que ocorreu em novembro de 2023. No relatório, a empresa considerou respostas de usuários e não usuários de criptomoedas, diz o documento enviado ao Portal do Bitcoin.

Publicidade

Sobre a tecnologia blockchain, que surgiu com o Bitcoin, 78% dos participantes disseram concordar que as criptomoedas representam uma tecnologia revolucionária que pode transformar as finanças e outras indústrias — a concordância de usuários de criptomoedas foi ainda maior, de 91%.

A pesquisa perguntou também sobre transparência e segurança acerca da nova modalidade de movimentar ativos — como Bitcoin, Ethereum, tokens, NFTs em comparação com o sistema tradicional. Sobre isso, 85% dos brasileiros concordam que investir em criptomoedas oferece maior liberdade financeira e independência do sistema bancário tradicional.

Ainda sobre o tema, 93% dos usuários de criptomoedas disseram se sentir mais confiantes em escolher criptomoeda para investimento se estivesse claro sobre a segurança do local onde estão investindo.

Prova de Reservas de criptomoedas

Os entrevistados também responderam sobre como as exchanges de criptomoedas lidam com os fundos. Neste caso, 86% dos brasileiros concordam que a Prova de Reservas (PoR) pode contribuir positivamente para a legitimidade e maturidade do mercado de criptomoedas.

Publicidade

“Esses insights destacam tanto a popularidade da criptomoeda no Brasil e como a transparência em torno das reservas de segurança e da Prova de Reservas podem promover mais confiança”, disse Guilherme Sacamone, gerente geral da OKX Brasil.

“Os brasileiros confiam na cripto como forma de transformar as finanças tradicionais e, à medida que a adoção acelera, a educação do consumidor torna-se fundamental — seja orientando os usuários sobre a auto custódia ou reduzindo as barreiras de compreensão para novos participantes”, acrescentou.

Sacamone concluiu afirmando que a OKX pretende capacitar uma maior participação brasileira em criptomoedas ao mesmo tempo que impulsiona a maturidade “neste cenário em rápida evolução”, fornecendo reserva de seguranças robustas e uma experiência de usuário intuitiva”.

VOCÊ PODE GOSTAR
michael saylor microstrategy

MicroStrategy compra ainda mais Bitcoin e aumenta reserva para R$ 69 bilhões

A MicroStrategy, empresa de software de Michael Saylor, aproveitou a queda do Bitcoin para aumentar seu estoque
Relógio de ouro de John Jacob Astor, morto no Titanic

Ex-diretor da FTX gasta R$ 7,7 milhões para comprar relógio do Titanic

Patrick Gruhn, ex-diretor da exchange de criptomoedas FTX, comprou o relógio de ouro encontrado no naufrágio do Titanic
Imagem da matéria: Corretoras fazem ação para ajudar vítimas de enchentes no RS; 4 vão dobrar doações de usuários

Corretoras fazem ação para ajudar vítimas de enchentes no RS; 4 vão dobrar doações de usuários

Binance irá doar vouchers de tokens BNB para moradores do Rio Grande do Sul, enquanto Bitso, Foxbit, Bybit e OKX irão dobrar os valores doados por seus clientes
sob notas de dólares estão moedas de bitcoin, ethereum, ao lado de celular com logo FTX

FTX apresenta proposta para devolver aos clientes 118% dos fundos perdidos

Empresa afirma que caso o plano seja aprovado pela corte, os pagamentos serão feitos em até 60 dias