homem com carteira vazia
Shutterstock

A carteira de Bitcoin Alby, focada em transferências via Lightning Network (LN), está sendo acusada de roubo por vários usuários que perderam seus fundos em BTC. Nos termos de serviço vigentes da carteira, há uma cláusula que permite o saque de contas inativas criadas a partir de 2023, ou seja, sem registro de transações por um ano contínuo.

“Há mais de um ano, notificamos as contas de usuários para sacar fundos excedentes de suas Contas Alby legadas com uma carteira compartilhada criada em 2023 e antes. Para gerenciar essas contas inativas de forma eficaz, reservamo-nos o direito de deduzir todo o saldo restante da Conta Alby herdada de um usuário com carteira compartilhada após 12 meses consecutivos de inatividade, definidos como nenhuma transação concluída durante esse período”, diz a cláusula 12 do documento.

Publicidade

Leia também: Lightning Network: como funciona a solução que facilita o uso do bitcoin como pagamento

(Fonte: Alby Hub/)

Usuários têm relatado no X que seus fundos foram sacados sem consentimento, expressando indignação. “Qualquer pessoa que use o Alby, por favor, verifique se seus bitcoins ainda estão lá”, postou o usuário @1999_ethl.

“Muitos, inclusive eu, relataram que nossos bitcoins foram transferidos e excluídos. Verifiquei os termos e descobri que eles acrescentaram que, se você não estiver ativo, eles podem levar todo o seu dinheiro. É tão obscuro! Como isso é diferente de roubo?”, acrescentou.

Ele ainda alertou sobre o precedente que isso cria: “Se todas as carteiras fizerem a mesma coisa, isso não seria um roubo ‘legal’? Algumas perderam milhares de dólares. Isso não pode ser explicado por uma cláusula injusta!”.

Outro usuário, @bitmoyu, foi mais direto: “Nunca vi nada tão descarado. Os meus também foram transferidos assim…” 

Embora a medida adotada pelos desenvolvedores do Alby seja extremamente contraditória com a ideia de autocustódia, essa circunstância também ressalta a importância de entender e estar familiarizado com os termos e condições de qualquer carteira ou aplicativo de criptomoeda utilizado.

Publicidade

Embora Alby supostamente tenha notificado os usuários sobre a necessidade de migrar seus fundos, as reclamações sugerem que as comunicações podem não ter sido eficazes ou que alguns usuários desconheciam a disposição. A Alby não respondeu aos comentários no X.

VOCÊ PODE GOSTAR
sigla ETF envolto a vários criptomoedas

Aprovação de ETFs de Solana, XRP e Dogecoin em 2025 estão quase garantidas, dizem analistas

Analistas de Wall Street dizem que as aprovações da SEC para ETFs dessas altcoins são quase certas neste ano
Tela de computador mostra logo da Meta - abaixo tela de celular mostra logos facebook instagram whatsapp

Senadores dos EUA investigam o interesse renovado da Meta por stablecoins

A senadora Elizabeth Warren e o senador Richard Blumenthal, ambos democratas, alertam sobre riscos à concorrência e à privacidade
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Indústria cripto do Brasil aponta risco de êxodo de clientes com nova alíquota e fim da isenção

Temor de empresas da indústria cripto do Brasil é que investidores busquem plataformas sem sede no país ou saíam do mercado
Imagem da matéria: Deputado entra com pedido para derrubar MP do governo que afeta criptomoedas

Deputado entra com pedido para derrubar MP do governo que afeta criptomoedas

Gustavo Gayer (PL-GO) entrou com decreto para anular MP e cita que criptomoedas estão em fase de regulação