Imagem da matéria: Coreia do Norte sediará primeiro evento internacional de blockchain no país
Presidente da Coreia do Norte e dos EUA se encontram em junho de 2018 (Foto: Dan Scavino Junior/ Wikimedia)

A Coreia do Norte deve sediar a primeira conferência internacional sobre blockchain da história do país. O evento deve reunir experts da tecnologia de diversas partes do mundo, apesar das incertezas sobre o acesso à nação comunista. A Conferência Internacional Coreana de Blockchain está marcada para ocorrer entre 1 e 3 de outubro, em Pyongyang.

O evento é visto por meios de comunicação asiáticos como uma demonstração do potencial tecnológico do país controlado por Kim Jong-un.

Publicidade

Segundo a CCN, ainda restam dúvidas sobre como o país irá receber os participantes da Conferência. A Coreia do Norte possui um sistema turismo subdesenvolvido, além de sofrer sanções dos Estados Unidos, que proibiram o acesso de americanos à Coreia do Norte, à exceção de casos especiais.

O encontro está programado para encerrar com um debate com líderes de negócios na Coreia do Norte. Uma fonte anônima especialista em segurança disse à Rádio Free Asia que o país “aparenta querer exibir suas capacidades em relação a essas tecnologias”.

Coreia do Norte e crimes com criptomoedas

Até o momento, a maioria das notícias envolvendo criptomoedas vindas da Coreia do Norte são de teor criminoso.

Em janeiro de 2018, o Portal do Bitcoin noticiou sobre um malware que teria sido criado sob ordem do governo comunista. O arquivo sob o disfarce de “intelservice.exe” fazia os computadores minerarem criptomoedas que eram direcionadas para uma carteira digital na Universidade Kim Il Sung.

A suspeita é de que a ditadura de Kim Jong-un estaria buscando formas alternativas para financiar seu regime após sanções comerciais impostas pela ONU.

Publicidade

Apesar dos aspectos negativos, o blockchain entrou para parte da história da Coreia do Norte quando o acordo de paz com o Sul foi registrado na rede do Ethereum. Graças a Ryu, um sul-coreano de 27 anos, a Declaração de Panmunjom foi registrada em inglês e coreano em duas transações da criptomoeda, de forma imutável e impossível de ser deletada.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

VOCÊ PODE GOSTAR
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Andrew Witty CEO da UnitedHealth Group

Empresa de saúde que teve sistema hackeado paga resgate de R$ 113 milhões em Bitcoin 

O CEO da Change Healthcare falou ao Senado dos EUA que pagar o resgate foi a “decisão mais difícil de tomar”
Ilustração mostra controle de videogame dentro de um data center

O que é Xai? A crescente rede de jogos blockchain de terceira camada

Baseada na blockchain de segunda camada do Ethereum, Arbitrum, a nova rede promete maior escalabilidade, eficiência e redução de custos
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com