A Frente Parlamentar de Blockchain e Inovação (FPBI) está muito próxima de se tornar realidade. O deputado Caio Vianna (PSD/RJ) conseguiu assinaturas de 200 deputados, o que já supera o mínimo necessário de 198 assinaturas — um terço dos deputados. Para ser oficializada, a Frente Parlamentar agora aguarda o despacho do Presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL).
Em entrevista ao Portal do Bitcoin, Vianna explicou que a missão do projeto é fomentar a inovação e o setor tecnológico no Brasil. De um ponto de vista mais prático, a ambição é criar e aprovar leis.
“A elaboração de leis que encorajem e normatizem a aplicação da blockchain em diferentes áreas é uma de nossas prioridades, mas também nos empenhamos em atrair investimentos, sejam eles da esfera pública ou privada”, disse.
Um dos desafios será levar o tema da blockchain para deputados que não tem nenhuma familiaridade com o assunto. Sobre isso, Vianna diz que a Frente “está comprometida em abordar este tópico de forma consistente e didática realizando diversos debates para esclarecer e aprofundar o entendimento sobre o assunto”.
Segundo o deputado, serão feitas audiências para tratar de blockchain, tokenização, universo digital, Web3, inteligência artificial e muito mais. Caio Vianna será o presidente da Frente Parlamentar, com coordenações específicas dentro do grupo ficando sob liderança de outros deputados.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto