moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem
Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) realizaram no segundo semestre de 2023 um segundo teste – na prática, uma pegadinha – para mostrar como os brasileiros são vulneráveis a golpes com criptomoedas e ao mesmo tempo alertar a população sobre o cuidado com fraudes.

As entidades criaram um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de fundos de ações e garantia lucros altos irreais, sem avisar que se tratava de uma simulação. O site ficou no ar durante quatro meses do segundo semestre de 2023 e teve mais de 170 mil acessos no total, oriundos de anúncios online e nas redes sociais.

Publicidade

“Quase metade das pessoas que acessaram site de falsa corretora cairia em golpe financeiro”, disse a CVM no relatório publicado nesta quarta-feira (15).

Como no primeiro teste, realizado entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, a página online da corretora fictícia de criptomoedas foi construída evidenciando indícios de potencial fraude, como promessas de lucros altos sem riscos e de aumento rápido do patrimônio, textos com erros gramaticais, ausência de informação sobre o CNPJ da empresa, dados divergentes e incentivo a pirâmide financeira.

Ao clicar em algum dos links da página, os visitantes eram direcionados ao conteúdo educativo, com o alerta de que poderiam ter caído em um golpe e orientações para se precaverem em casos semelhantes.

Na época, 48,8% das 884 mil visitas clicaram em botões da página inicial que indicavam a intenção de investir nos produtos.

Publicidade

Desta vez, mais de 49 mil dos 104 mil visitantes únicos do site demonstraram interesse em contratar a corretora para investir dinheiro.

“É muito importante reconhecer que promessas de resultados garantidos e ofertas que condicionam senso de urgência são fortes indícios de fraudes financeiras”, afirma Marcelo Billi, Superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA. “Um hábito saudável ao investir é, antes de aplicar os recursos, pesquisar instituições formais e autorizadas a prestar o serviço”, acrescenta.

Alerta da CVM

A CVM reitera que é importante ter atenção aos participantes autorizados a atuar no mercado de capitais. Para isso, a entidade disponibiliza consulta gratuita em seu site. A ANBIMA também conta com uma lista pública de empresas associadas e aderentes aos seus códigos de autorregulação.

“A iniciativa educacional do site de phishing tem mostrado, regularmente, que há ainda um longo caminho para educar e instruir os brasileiros em geral sobre como evitar fraudes financeiras”, comentou Nathalie Vidual, Superintendente da SOI/CVM.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: “Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

“Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

Daniel Maeda destaca o vasto potencial da tokenização e as inúmeras oportunidades para preencher lacunas no mercado
Imagem da matéria: Edward Snowden critica “centralização” da Solana; devs reagem

Edward Snowden critica “centralização” da Solana; devs reagem

O denunciante Edward Snowden fez várias críticas à centralização da Solana, reacendendo um antigo debate
Imagem da matéria: Plataforma DeFi Mango Markets resolve acusações da SEC sobre o token MNGO

Plataforma DeFi Mango Markets resolve acusações da SEC sobre o token MNGO

As entidades por trás da Mango Markets, plataforma baseada na Solana, resolveram com a SEC as acusações de intermediação de valores mobiliários
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

SEC adia decisão sobre opções de ETF de Ethereum após aprovar mesmo produto para Bitcoin

Enquanto a SEC pondera sua decisão sobre as opções de Ethereum, o mercado de ETFs de ETH viu na segunda-feira suas maiores saídas líquidas desde julho