Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo
Sam Bankman-Fried no DealBook Summit de 2022 (Foto: Reprodução)

O Crypto Twitter não poupou críticas na sexta-feira (11) diante da notícia da revogação da fiança do fundador e ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried.

Ele voltou à prisão por obstrução de testemunhas e personalidades da indústria impactadas de alguma forma por suas supostas más ações se soltaram nas redes sociais.

Publicidade

“Chupa essa, falsificador de testemunhas que finge ser vegano, ladrão de dinheiro, egocêntrico, delirante, drogado de cocaína, fraudulento, devorador de orgias, que dorme em um saco de feijão, autointitulado, metido, pirralho imbecil,” twittou Adam Cochran, sócio da Cinneamhain Ventures. “Espero que você curta a prisão.”

“Revogaram a fiança do SBF [porque] o cara não consegue parar de trapacear nem mesmo para assistir esportes. Poético, de verdade”, disse o conselheiro geral da Delphi Labs, Gabriel Shapiro.

A fiança de Bankman-Fried foi revogada após uma ordem do Juiz Distrital dos EUA de Nova York, Lewis Kaplan, que duvidava que uma ordem de silêncio seria suficiente para impedir que Bankman-Fried falasse com a mídia.

“Ruim para o Sam. Se o passado servir de prólogo, ele não verá sua casa pelos próximos 15-30 anos”, twittou o ex-executivo farmacêutico Martin Shkreli. “Jogou um jogo de alto risco e quis um atalho. Não funciona assim!”

Publicidade

Shkreli ganhou o apelido de “pharma bro” em 2015 quando aumentou o preço do medicamento antimalária Daraprim em 4.000%. Ele foi acusado e condenado por duas acusações de fraude de valores mobiliários e uma acusação de conspiração, sendo libertado antecipadamente de uma sentença de sete anos de prisão em 2022.

“Você quer confiar seu dinheiro suado a alguém que não consegue distinguir entre o certo e o errado?” twittou Caitlin Long, fundadora e CEO do Custodia Bank. “Você acha que o SBF se importa mesmo por ter colocado em risco a fiança fornecida pelos amigos/colegas de seus pais de Stanford?”

Em julho, o advogado de Bankman-Fried confirmou que ele compartilhou documentos relacionados à ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, com o The New York Times. Ellison também era uma ex-parceira romântica.

Leia também: Por dentro dos diários de Caroline Ellison, a ex-executiva que virou peça-chave no julgamento do criador da FTX

Publicidade

“O Sr. Bankman-Fried recebeu o repórter na casa de seus pais em Palo Alto e mostrou uma parte das escritas privadas da Sra. Ellison”, teria dito o juiz Kaplan. “Os EUA afirmaram que era para intimidá-la e a outros. A defesa afirma que se trata de um direito da Primeira Emenda.”

Bankman-Fried também foi acusado de obstrução de testemunhas usando aplicativos de comunicação criptografados.

As prisões de SBF

Em dezembro, Bankman-Fried foi preso nas Bahamas, um mês após o colapso da exchange de criptomoedas FTX, sob acusações de fraude e lavagem de dinheiro pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Para alguns, a detenção de Bankman-Fried era algo esperado há muito tempo, dada a escala extrema de seus supostos crimes, envolvendo bilhões de dólares em ativos de clientes da FTX.

“A natureza está se curando”, disse o economista Alex Kruger.

Outros profissionais da indústria não foram tão prolixos em sua avaliação da situação.

“Bitch, bye”, twittou Des Dickerson, CEO da THNDR Games, adicionando um emoji de uma mão fazendo sinal de paz.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Glauber “ProTheDoge” Contessoto dogecoin é fotografado

Brasileiro recupera título de “Milionário da Dogecoin” após alta do DOGE — e desta vez ele está vendendo

Glauber “ProTheDoge” Contessoto já teve R$ 15 milhões em Dogecoin, mas perdeu os ganhos com a queda do mercado. Agora ele tem uma segunda chance
Presidente da Argentina Javier Milei - foto Instagram

“Não deixem que os Estados controlem as criptomoedas”, diz Javier Milei

O presidente da Argentina aproveitou seu discurso em um evento da Meta para mandar o recado aos investidores de criptomoedas
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Grupo de mídia de Donald Trump estuda comprar corretora de criptomoedas

Um acordo bem-sucedido com a Bakkt aprofundaria a entrada de Trump no mercado de criptomoedas
criptomoedas saindo de tela de celular

Criptorama redefine o futuro da criptoeconomia em 2025

Evento gratuito contará com painéis no “Palco ABcripto e SP Negócios” para debater inovação e tendências do mercado