Celebridades, políticos e outros usuários notáveis do Twitter começaram a ingressar na rede social descentralizada Bluesky à medida que o aplicativo é lançado para mais usuários.
Após o lançamento na App Store em março e no Android na semana passada, o Bluesky começou a atrair novos usuários por meio de um lançamento somente para convidados.
Eles incluem ‘poderosos’ usuários do Twitter, como a congressista americana Alexandria Ocasio-Cortez, que tem 13,4 milhões de seguidores, e a modelo Chrissy Teigen, que tem 12,8 milhões.
— chrissy teigen (@chrissyteigen) April 28, 2023
O que é Bluesky?
O Bluesky tem suas origens dentro do próprio Twitter, tendo sido criado como um grupo de trabalho em 2019 pelo ex-CEO Jack Dorsey para pesquisar e criar um protocolo de mídia social descentralizado.
A iniciativa agora está separada do Twitter, mas Dorsey — que deixou o Twitter em 2021— faz parte de seu conselho.
O aplicativo Bluesky é construído sobre o protocolo Authenticated Transport (AT), uma estrutura de rede social federada. Isso significa que muitos sites compõem a rede em vez de apenas um, e empresas e indivíduos também podem optar por se auto-hospedar, se quiserem.
Mas, por enquanto, a maioria das pessoas está apenas olhando para o próprio aplicativo do projeto, o Bluesky, que tem muitos dos mesmos recursos do Twitter.
No final de fevereiro, havia cerca de 2.000 usuários na rede. Na semana passada, eram 25.000, esta semana, segundo a Bloomberg, são 40.000, e hoje atingirá a marca de 50.000 usuários.
Então, como você pode participar da rede?
Como obter um convite
Qualquer pessoa que deseje ingressar no Bluesky pode entrar na lista de espera para experimentar a versão beta antes que ele se torne totalmente disponível ao público.
Com isso, eventualmente, você obterá um código de convite. Mas não há como prever o tempo de espera.
No entanto, alguns desenvolvedores e usuários do Bluesky podem compartilhar códigos de convite com outras pessoas. Então, se você tiver sorte, alguém em sua rede pode ter uma maneira de entrar.
De acordo com um desenvolvedor do Bluesky, cada membro receberá um código por semana para compartilhar a cada duas semanas que ele estiver na plataforma, ou seja, membros que estão no sistema há mais tempo poderão aumentar suas redes mais rapidamente.
A equipe Bluesky também tem a capacidade de conceder a um usuário um número maior de convites, como já ocorre com alguns dos mais ativos. Outra dica é ficar de olho nas atualizações da equipe de desenvolvimento.
No início deste mês, por exemplo, a Bluesky iniciou um programa de acesso antecipado para pessoas com uma newsletter na Substack, em uma tentativa de atrair mais escritores para a plataforma.
Finalmente, alguns usuários empreendedores estão vendendo códigos de convite. Atualmente, o Ebay lista alguns, com preços de até US$ 300 cada; em contraste, alguns membros postam códigos publicamente no Twitter — mas eles somem rapidinho.
Bluesky cresce, mas com suas dores
O sistema não é perfeito: na semana passada, hackers quebraram o algoritmo que a equipe do Bluesky estava usando para gerar códigos de convite, levando à liberação em massa de códigos e a um súbito fluxo de usuários.
Os administradores do Bluesky optaram por redefinir o gerador de código de convite, invalidando vários códigos antigos e também removendo pelo menos um punhado de novos membros por atividades indesejadas.
Tenha cuidado com quem você compartilha seus convites também. O CEO da Bluesky, Jay Graber, disse esta semana que a equipe está rastreando cadeias de convites e pode penalizar ou até mesmo expulsar o responsável pelos convites.
Se depois dessas dicas você não conseguir o acesso ao Bluesky, ainda assim pode aguardar o seu lançamento público, ainda sem data para acontecer.
Você pode seguir o Decrypt on Bluesky em @decryptmedia.bsky.social
*Traduzido com autorização do Decrypt
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