Smartphone sob sofá de camurça mostra logotipo da Bluesky
Foto: Shutterstock

Celebridades, políticos e outros usuários notáveis ​​do Twitter começaram a ingressar na rede social descentralizada Bluesky à medida que o aplicativo é lançado para mais usuários.

Após o lançamento na App Store em março e no Android na semana passada, o Bluesky começou a atrair novos usuários por meio de um lançamento somente para convidados.

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Eles incluem ‘poderosos’ usuários do Twitter, como a congressista americana Alexandria Ocasio-Cortez, que tem 13,4 milhões de seguidores, e a modelo Chrissy Teigen, que tem 12,8 milhões.

O que é Bluesky?

O Bluesky tem suas origens dentro do próprio Twitter, tendo sido criado como um grupo de trabalho em 2019 pelo ex-CEO Jack Dorsey para pesquisar e criar um protocolo de mídia social descentralizado.

A iniciativa agora está separada do Twitter, mas Dorsey — que deixou o Twitter em 2021— faz parte de seu conselho.

O aplicativo Bluesky é construído sobre o protocolo Authenticated Transport (AT), uma estrutura de rede social federada. Isso significa que muitos sites compõem a rede em vez de apenas um, e empresas e indivíduos também podem optar por se auto-hospedar, se quiserem.

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Mas, por enquanto, a maioria das pessoas está apenas olhando para o próprio aplicativo do projeto, o Bluesky, que tem muitos dos mesmos recursos do Twitter.

No final de fevereiro, havia cerca de 2.000 usuários na rede. Na semana passada, eram 25.000, esta semana, segundo a Bloomberg, são 40.000, e hoje atingirá a marca de 50.000 usuários.

Então, como você pode participar da rede?

Como obter um convite

Qualquer pessoa que deseje ingressar no Bluesky pode entrar na lista de espera para experimentar a versão beta antes que ele se torne totalmente disponível ao público.

Com isso, eventualmente, você obterá um código de convite. Mas não há como prever o tempo de espera.

No entanto, alguns desenvolvedores e usuários do Bluesky podem compartilhar códigos de convite com outras pessoas. Então, se você tiver sorte, alguém em sua rede pode ter uma maneira de entrar.

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De acordo com um desenvolvedor do Bluesky, cada membro receberá um código por semana para compartilhar a cada duas semanas que ele estiver na plataforma, ou seja, membros que estão no sistema há mais tempo poderão aumentar suas redes mais rapidamente.

A equipe Bluesky também tem a capacidade de conceder a um usuário um número maior de convites, como já ocorre com alguns dos mais ativos. Outra dica é ficar de olho nas atualizações da equipe de desenvolvimento.

No início deste mês, por exemplo, a Bluesky iniciou um programa de acesso antecipado para pessoas com uma newsletter na Substack, em uma tentativa de atrair mais escritores para a plataforma.

Finalmente, alguns usuários empreendedores estão vendendo códigos de convite. Atualmente, o Ebay lista alguns, com preços de até US$ 300 cada; em contraste, alguns membros postam códigos publicamente no Twitter — mas eles somem rapidinho.

Bluesky cresce, mas com suas dores 

O sistema não é perfeito: na semana passada, hackers quebraram o algoritmo que a equipe do Bluesky estava usando para gerar códigos de convite, levando à liberação em massa de códigos e a um súbito fluxo de usuários.

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Os administradores do Bluesky optaram por redefinir o gerador de código de convite, invalidando vários códigos antigos e também removendo pelo menos um punhado de novos membros por atividades indesejadas.

Tenha cuidado com quem você compartilha seus convites também. O CEO da Bluesky, Jay Graber, disse esta semana que a equipe está rastreando cadeias de convites e pode penalizar ou até mesmo expulsar o responsável pelos convites.

Se depois dessas dicas você não conseguir o acesso ao Bluesky, ainda assim pode aguardar o seu lançamento público, ainda sem data para acontecer.

Você pode seguir o Decrypt on Bluesky em @decryptmedia.bsky.social 

*Traduzido com autorização do Decrypt

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