Imagem da matéria: Golpe usa hard fork da LUNA que não aconteceu para criar token e roubar investidores
Foto: Shutterstock

A confusão que se instaurou no mercado sobre o destino do ecossistema da Terra (LUNA) — que pode envolver a criação de uma nova criptomoeda — abriu uma brecha para o ataque de golpistas.

Os investigadores da empresa de segurança blockchain PeckShield anunciaram nesta quarta-feira (18) que identificaram pelo menos duas fraudes novas que surgiram nas últimas 24 horas, orquestradas por golpistas se passando pela equipe oficial da Terra.

Publicidade

A primeira foi a criação de uma shitcoin chamada Terra Luna Classic (LUNC). Esse é o mesmo nome sugerido por Do Kwon, o criador da Luna, para a versão antiga do token caso seja aprovada a proposta de hard fork que vai resultar na criação de uma nova criptomoeda — que permanecerá sendo chamada de Luna.

De acordo com o alerta do PeckShield, o token LUNC que começou a circular nesta quarta-feira (18) na BNB Chain não passa de um golpe honeypot.

Esse golpe, que pode ser traduzido para “pote de mel”, visa atrair pessoas para um esquema usando um atrativo, como o aumento artificial dos preços, e impedir que os usuários sejam capazes de sair. 

No caso visto hoje, o contrato inteligente por trás do LUNC não deixa que os usuários vendam o token no mercado após a sua aquisição.

Publicidade

Sem que nenhum investidor seja capaz de vender a moeda, o preço começa a subir e, como consequência, mais pessoas são atraídas ao esquema com a valorização artificial do ativo.

Quando o LUNC começou a circular na madrugada desta quarta, seu preço inicial era US$ 0,000015, segundo o Poocoin. Às 10h da manhã, sua cotação já batia US$ 0,0006 — uma falsa valorização de 3.900% em poucas horas.

Moeda fraudulenta mostra falta valorização de 3.900% em poucas horas (Fonte: Poocoin)
Moeda fraudulenta LUNC mostra uma valorização artificial de 3.900% em poucas horas (Fonte: Poocoin)

No Twitter, a página que está promovendo o golpe já tem 15,6 mil seguidores. “PeckShield detectou que o Terra Luna Classic (LUNC) é é honeypot. *NÃO* seja vítima disso! Terra 2.0 (ou não) ainda está em Votação Preliminar”, alertou a empresa de segurança.

Mesmo que o LUNC acabe surgindo no mercado caso o hard fork proposto por Do Kwon seja aprovado — algo que pode não acontecer devido a grande rejeição da comunidade — a nova moeda oficial só iria entrar em circulação no dia 27 de maio, quando a atualização seria executada. 

Publicidade

Cuidado com o phishing 

A PeckShield também identificou que o site v2terra.com  está aplicando um golpe de phishing ao se passar pela equipe oficial da criptomoeda Luna.

Neste tipo de golpe, o usuário é enganado a fornecer seus dados aos golpistas. No meio cripto, esses sites geralmente forçam o usuário a vincular suas carteiras nas plataformas para usar os serviços ou ganhar um token de graça.

Ao fornecer o acesso aos golpistas, no entanto, o investidor tem seus fundos roubados da carteira. v”2terra[.]com is a site phishing. *NÃO* conecte sua carteira”, alertou a PeckShield.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Token do jogo Notcoin será lançado em breve; veja como reivindicar

Token do jogo Notcoin será lançado em breve; veja como reivindicar

O token NOT será lançado em questão de dias. Aqui está o que esperar do processo de reivindicação.
Imagem da matéria: Worldcoin lança blockchain própria onde "humanos verificados têm prioridade"

Worldcoin lança blockchain própria onde “humanos verificados têm prioridade”

Usando tecnologia da Optimism, a World Chain será uma rede dedicada e que preserva a privacidade dos usuários da Worldcoin
Imagem da matéria: Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

O escritório ingressa na associação para dar ainda mais relevância à assessoria jurídica na formatação de transações financeiras para o desenvolvimento do ecossistema cripto no país
Celular com logotipo da BInance

Filipinas ordenam que Apple e Google removam a Binance de lojas de aplicativos

O regulador filipino acusa a Binance de oferecer títulos não registrados aos investidores e atuar como uma corretora não registrada