Imagem da matéria: YouTuber Lucas Lira tem canal hackeado para promover golpe de criptomoedas
Lucas Lira, youtuber do canal ‘Invento na Hora’ (Imagem: Reprodução/YouTube)

O youtuber brasileiro Lucas Lira teve seu canal ‘Invento na Hora’, com mais de 14,1 milhões de inscritos, hackeado na manhã desta segunda-feira (18) por golpistas que usaram seu perfil para divulgar um golpe de criptomoedas.

Ele confirmou a invasão através de um vídeo publicado no seu canal reserva e pediu ajuda dos profissionais do YouTube para resolver a solução.

Publicidade

“Fui acordar para trabalhar e apareceu uma tela dizendo que a conta tinha sido desativada. A pessoa que hackeou desligou a conta, como se eu tivesse logado e clicado na opção de encerrar a conta. […] Eu já preparei meu coração para o pior. Ninguém [do YouTube] me deu garantia de nada e não tenho certeza se vou conseguir recuperar”, relata.

Conforme é possível ver em imagens que circularam nas redes sociais, ao obter acesso ao canal de Lira, os golpistas ocultaram seus vídeos originais e mudaram o nome do canal para Ark Invest — nome da empresa de investimentos da empresária Cathie Wood. 

Golpe

Para atrair vítimas ao golpe, os hackers fizeram uma transmissão ao vivo usando uma palestra antiga de Elon Musk para simular que o bilionário estava doando bitcoin para os telespectadores.

Neste golpe conhecido como “giveaway scam”, a vítima é levada a acreditar que uma celebridade está distribuindo criptomoedas de graça. Mas para receber parte da doação, o usuário deve primeiro enviar determinada quantia de criptomoedas a um endereço — em posse dos golpistas —, para em seguida receber o dobro do valor inicial. Obviamente, tudo não passa de uma mentira e quem cai na armadilha, perde suas criptomoedas.

Publicidade

Em um determinado momento desta manhã, haviam mais de 61 mil pessoas assistindo a transmissão fraudulenta, conforme mostra o print abaixo:

canal hackeado lucas lira invento na hora
Canal ‘Invento na Hora’ de Lucas Lira após hack. (Foto: Reprodução/Twitter @thevenet_miguel)

Quando Lucas Lira compartilhou outro print no seu perfil no Twitter, recebeu uma resposta da página oficial do YouTube na rede social, pedindo para que ele entrasse em contato por mensagem direta para resolver a situação. “Lamentamos que você esteja passando por isso”, escreveu o @TeamYouTube.

Até a tarde desta segunda, o canal ‘Invento na Hora’ continua desativado no YouTube. O Portal do Bitcoin tentou entrar em contato com Lucas Lira para saber se há alguma expectativa de quando o canal volta ao normal, mas até o fechamento da matéria, não obteve resposta.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Leilão de mansão dos donos da Braiscompany “flopa” mais uma vez e não recebe lances

Leilão de mansão dos donos da Braiscompany “flopa” mais uma vez e não recebe lances

Após o fracasso do primeiro leilão, a casa do casal foragido poderá ser arrematada com desconto até a próxima segunda-feira
Deputado-da-Argentina-Javier-Milei-foto-reprodução-Instagram

Bitcoin sobe e volta a superar os US$ 37 mil após vitória de Javier Milei na Argentina

Enquanto isso, na Argentina, o Bitcoin saltou para 13,2 milhões de pesos, próximo de sua máxima histórica no país
Imagem da matéria: Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

O Tesouro dos EUA proibiu o uso do mixer Sinbad, sucessor do Blender, afirmando que serviço era usado por hackers norte-coreanos
Imagem da matéria: O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin atingiu US$ 39 mil na sexta-feira. Será que só há espaço para crescimento a partir de agora?