As críticas e reclamações à Unick por falta pagamentos não ficam restritas ao seu site de suporte. No Reclame Aqui, a empresa já amarga mais de 5.000 queixas e as respostas têm sido praticamente iguais para quem está sem receber.
Em live realizada no Youtube, Fernando Lusvarghi (diretor do departamento jurídico da empresa), Leidimar Lopes (Presidente), Marcos Prata e Danter Silva (Diretor de marketing), prometeram que tudo será normalizado após uma atualização de dez dias.
Na sexta-feira (02), a reportagem pesquisou no site de reclamações o que a empresa tem argumentado sobre a não realização de pagamentos agendados. A resposta mais comum é a seguinte:
“Houve um problema pontual que causou o atraso dos saques para algumas plataformas bancárias. A previsão é que a normalização dos serviços comece a partir de hoje. Nas próximas horas maiores detalhes serão passados através de um Comunicado Oficial da Unick.
A Unick lamenta por qualquer inconveniente eventualmente causado, mas os ajustes em suas plataformas se fizeram necessários”.
Em outras respostas, para tentar a solução, como sugere a empresa, é preciso entrar em contato com o suporte.
Suporte ao cliente da Unick
No suporte ao cliente da Unick, agora chamada de Unick Academy, a página de reclamação ‘Saque em atraso’ também recebeu várias queixas sobre os atrasos.
“O meu era pra entrar em 24/07 até agora nada já abri 02 chamados e todos os dois não foram respondidos. Investi pouco pra ver se era confiável, mas estou vendo que não é”, reclamou Michelle Vasconcelos.
No mesmo dia, uma cliente que se identificou apenas como Nadia também postou na plataforma.
“Eu comecei com 99,00 já fiz um saque, meu amigo está a mais de um ano, sempre fez tudo certo, daí fui e fiz pacote mega, agora tô aqui chorando”.
No comentário de Cesarbrauna1, há suspeita de pirâmide:
“As respostas são automáticas, e sempre a mesma lorota. Eles não pagam e ficam enrolando com desculpas esfarrapadas. Acendam o sinal AMARELO, a PIRÂMIDE está ruindo. Meu está atrasado desde 05/07”.
Conforme os relatos, o atraso de pagamentos já ocorre pelo menos há dois meses.
Essa situação fez com que com que a Unick culpasse a Urpay pelos atrasos. A empresa de solução de pagamentos, entretanto, contra-atacou afirmando que a Unick não é sua cliente desde o início deste ano.
Cliente não recebe saque
A reportagem falou com um cliente que pediu para não ser identificado. Ele disse que pediu um saque e deveria receber dia 12 de julho, mais ou menos.
Leia Também
“Como de costume nos primeiros dois meses eu recebia 5 a 6 dias após solicitar o saque”, disse ao Portal do Bitcoin.
R$ 728,00 seria seu terceiro saque. Segundo ele, os saques anteriores foram efetivados em sua conta normalmente.
Veio, então, a informação da empresa de que os saques pedidos até dia 12 de julho via plataforma de pagamento não seriam realizados.
Seu pagamento ficou então agendado para o dia 31 de julho. Até a tarde da última sexta feira 02 de agosto o pagamento não tinha sido efetuado, segundo o cliente.
Cliente não recebe há dois meses
Além dos casos já reportados pelo Portal do Bitcoin, outros novos surgiram nos últimos dias.
Também na página de suporte da empresa, a investidora chamada Verailza de Oliveira disse que está há dois meses aguardando pagamento. Ela conta que gerencia as contas dela, da mãe e do esposo.
“Já é o segundo mês que atrasam o pagamento dele. Isso é um absurdo. O meu estornou e por milagre da vida recebi esse mês pela Urpay o dele desde junho devido ao estorno está atrasado. E o da minha mãe não houve atrasos pois os saques eu ponho no banco da Caixa. Estou revoltada com essa situação”.
Em resposta ao seu post, vieram outras pessoas que dizem estar na mesma situação como é o caso de Andreia Mazurek, que disse não aguentar mais essa situação, pois todos os meses resulta na mesma conversa de que a empresa vai pagar, mas por fim nada acontece.
Atualização de dez dias
Na live realizada com os diretores da empresa, Leidimar Lopes avisa que a atualização irá durar no máximo dez dias. Durante o período, “algumas ferramentas serão desligadas para que possamos auditar o sistema”.
Por fim, Danter Silva diz que a atualização fará a empresa crescer. “Com certeza esse processo de integração irá surpreender positivamente todos os clientes.”
Unick e CVM
A Unick diz vender “conteúdo sobre o mercado financeiro”. Nas palavras do diretor da empresa, Danter Silva, a mudança de nome de Unick Forex para Unick Academy foi para deixar clara a área de atuação do negócio.
Contudo, a empresa passou a ser suspeita de atuar como pirâmide financeira, conforme a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que a proibiu de ofertar produtos no Brasil.
Logo, a mudança de domínio sugere que a empresa quis se afastar das acusações de prática de Forex, um mercado de risco muito elevado e proibido no Brasil.