Imagem da matéria: União Europeia aperta o cerco contra a Rússia e proíbe serviços para criptoativos de alto valor
(Foto: Shutterstock)

A União Europeia está tomando ainda mais medidas para sancionar a Rússia após a invasão à Ucrânia. Nesta sexta-feira (8), a União Europeia apresentou uma proibição ao “fornecimento de serviços para criptoativos de alto valor à Rússia”.

A proibição faz parte do quinto pacote de medidas restritivas anunciadas pela União Europeia desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Publicidade

“A Comissão Europeia dá as boas-vindas ao acordo de hoje pelo Conselho em adotar um quinto pacote de medidas restritivas contra o regime de Putin, em resposta à sua agressão brutal contra a Ucrânia e sua população”, segundo um comunicado de imprensa do site da Comissão Europeia.

A nova proibição relacionada a cripto da União Europeia irá “contribuir no fechamento de possíveis brechas”, de acordo com o comunicado.

Outras restrições financeiras do pacote incluem “a proibição total a transações e o congelamento de ativos para quatro bancos russos que, agora, foram totalmente removidos do mercado”.

Também foi implementada uma proibição ao fornecimento de consultorias de investimento a russos ricos para dificultar o armazenamento de suas riquezas na União Europeia.

Publicidade

Criptomoedas e a evasão de sanções da Rússia

Por conta da invasão da Rússia à Ucrânia este ano, muitos expressaram preocupações sobre o possível uso de criptomoedas na evasão de sanções econômicas pela Rússia.

Isso pode ser feito de diversas formas, incluindo via ransomware — tipo de software malicioso que suspende um computador ou uma rede até o pagamento ser recebido em criptomoedas. Em 2021, a indústria de ransomware gerou mais lucros para criminosos afiliados à Rússia do que qualquer outro grupo.

Um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ou ONU) também descobriu que a Coreia do Norte — provavelmente, o maior alvo de sanções do que qualquer outro país no mundo — financiou parcialmente seus programas nucleares e de mísseis balísticos usando criptomoedas.

Crane Hassold, ex-agente do Departamento Federal de Investigações (ou FBI) e atual diretor de inteligência contra ameaças na Abnormal Security, havia dito ao Decrypt que criptomoedas são o “principal elemento” na atual indústria de ransomware.

Publicidade

Outros métodos incluem a mineração de bitcoin (BTC) — uma indústria que agrada o presidente russo Vladimir Putin — e o uso de corretoras cripto não registradas, cuja estratégia já foi utilizada anteriormente.

Em setembro de 2021, a corretora cripto SUEX foi sancionada pelo Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (ou OFAC) do Tesouro Americano como a entidade responsável por (ou envolvida em) ciberatividades contra os interesses dos Estados Unidos.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Solana lança atualização para aliviar problema de congestionamento da rede

Solana lança atualização para aliviar problema de congestionamento da rede

“Esta versão contém melhorias que ajudarão a aliviar o congestionamento contínuo na Rede Solana”, afirmou a conta de atualização do projeto
Imagem da matéria: Ex-conselheiro do Ethereum quer R$ 50 bilhões do governo dos EUA por ser preso injustamente

Ex-conselheiro do Ethereum quer R$ 50 bilhões do governo dos EUA por ser preso injustamente

Steven Nerayoff alega ter sido vítima de provas fabricadas em um suposto caso de extorsão de 10.000 ETH
Mão sugere bater mertelo da justiça- em um fundo escuro o logo Google

Google processa criadores de apps de criptomoedas que enganaram mais de 100 mil usuários

Segundo o Google, os réus contaram várias mentiras para conseguir disponibilizar os aplicativos enganosos no Google Play
Vitalik Buterin

Criptomoeda Railgun dispara mais de 100% após Vitalik Buterin dar apoio ao projeto

A criptomoeda Railgun passou a disparar na manhã desta segunda após Vitalik Buterin fazer uma postagem apoiando o projeto