O Mercado Bitcoin (MB) lançou nesta segunda-feira (27), o último episódio do podcast “Economia Tokenizada: Tokenização, Inteligência Artificial e Tendências”. Nele, os especialistas Eduardo Ibrahim, Expert da Singularity University, e Reinaldo Rabelo, CEO do MB, comentam as definições sobre economia exponencial, o papel da Inteligência Artificial e da Blockchain nesse tipo de economia de base tecnológica, e o modo que esta vai contribuir para facilitar as relações entre pessoas, empresas e culturas
“Quando você digitaliza algo, ela tem um crescimento acima da média em relação àquilo que estamos acostumados no padrão analógico. O mundo digital proporciona crescimentos exponenciais, que vão além do aumento em faturamento e base de clientes”, aponta Eduardo Ibrahim sobre o próprio livro, Economia Exponencial, lançado em 2021.
Nesse contexto, o especialista explica que a inserção da tecnologia na economia caracteriza um conceito de autoprodução, em que é possível continuar produzindo mesmo quando não há aumento de capital ou de trabalho. Tudo isso, segundo ele, impacta positivamente fatores como o futuro do trabalho e a distribuição de renda, uma vez que é possível simplificar processos e, dessa forma, auxiliar nas atividades e resultados humanos.
“Os players entenderam que a tecnologia por trás do Blockchain é interessante e pode ser utilizada para outros fins, que não apenas as moedas. Vemos grandes bancos com áreas de desenvolvimento de tokenização, inclusive o Banco Central, com o Real Digital, que vêm para evidenciar que quanto à economia tokenizada, a pergunta não é ‘se’, mas ‘quando será’”, destaca Henrique Pocai, apresentador do programa e Diretor Comercial do MB.
Sobre a possibilidade de democratização da economia a partir da Web3, Eduardo afirma: “Democratizar é diminuir barreiras de entrada, aumentando o acesso das pessoas aos recursos da economia. Quando falamos de uma tecnologia que proporciona soluções facilitadoras e com menores custos, essa transformação é tangível”. Ele explica ainda as diferenças entre os tipos de tecnologia: Web1, Web2 e, por fim, a Web3, para a qual estamos migrando.
A inclusão de Inteligência Artificial (como o próprio ChatGPT e Bard) na economia é mais um ponto de destaque para a discussão. Para os especialistas, tais serviços, quando avaliados mediante aspectos de senso de comunidade e fundamentação de respostas úteis, podem contribuir para retroalimentar o próprio sistema, melhorando a eficiência, as respostas e o conteúdo disponibilizados, o que também é construído com viés facilitador para as pessoas e, por consequência, para as relações econômicas.
Por fim, Reinaldo Rabelo é convidado a destacar os principais cases do MB que exemplificam o que a plataforma tem feito de diferente em termos de democratização e utilização do Blockchain. Ele aponta a criação do MB Startups, plataforma eletrônica de investimento participativo que, com apenas seis meses de operação, já atingiu altos valores em ofertas de captação e o acesso a mais de cem produtos em RDF (Renda Fixa Digital). Tudo isso é parte da atuação do MB como facilitar aos investimentos de Web3.
Economia Tokenizada: o podcast do MB
O podcast Economia Tokenizada é uma porta de entrada para investidores entenderem como esse mercado movimentará US$ 16,1 trilhões até 2030, o equivalente a 10% do PIB global, segundo projeção da BinaryX.
Leia Também
A primeira temporada do podcast foi dividida em cinco episódios e teve Henrique Pocai, diretor Comercial do MB, como host, ao lado de outros executivos do MB e convidados especialistas em cripto e em tokenização.
Na estreia, Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB, abordou o tema “A Revolução do Real Digital na Sua Vida”. Fábio Araújo, do BC, explicou, junto aos especialistas do MB, como a Drex poderá servir de base tecnológica para os investimentos.
No episódio dois, “Renda Fixa Digital é Melhor Que a Tradicional”, Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research, e Guilherme Cadonhotto, especialista em renda fixa, discutiram com Aline Fernandes, editora-chefe da BeInCrypto, as vantagens da renda fixa digital, como o menor custo de emissão desses ativos e a possibilidade de criar um mercado secundário mais facilmente.
Na sequência, Vitor Delduque, diretor de Novos Negócios do MB Tokens, conversou com Marília Fontes e Marco Saravalle, CEO e estrategista-chefe na SaraInvest, sobre os mitos e verdades sobre a renda fixa digital.
No penúltimo episódio, “RWA – A Tokenização Radical e o Novo Mundo na Blockchain”, Fabrício Tota e Bernardo Quintão, Head da LATAM em Backed Finance, discutiram como os ativos do mundo real serão impactados pela tokenização, as finanças descentralizadas e a nova compreensão de posse e propriedade dentro do mundo digital.
Todo o podcast, incluindo o episódio que encerra a temporada, está disponível no canal do MB no Youtube.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto