Jovem estende a mão para hologramas de smartphone e figuras geométricas em tons azuis e roxo de azul
Foto: Shutetrstock

O Mercado Bitcoin (MB) lançou nesta segunda (2) o podcast “Economia Tokenizada”, tendo como convidado do episódio de estreia Fábio Araújo, o coordenador da iniciativa Real Digital no Banco Central. O debate será sobre o impacto da versão digital do Real, a Drex, no dia a dia.

A primeira temporada do podcast foi dividida em cinco episódios, e terá Henrique Pocai, diretor Comercial do MB, como host, ao lado de outros executivos do MB e convidados especialistas em cripto e em tokenização.

Publicidade

O time do MB e convidados discutirão de forma acessível e direta o universo da tokenização de ativos tangíveis, os chamados Real-World Assets (RWA), como imóveis, commodities, veículos, ou intangíveis, ações, bônus corporativos ou soberanos e valores mobiliários em geral. Também, as vantagens financeiras da renda fixa digital (RFD) sobre os investimentos tradicionais.

“Nossa ideia é iniciar a temporada falando sobre como a blockchain está mudando a maneira de se fazer investimentos. Dentro disso, vamos trazer as diferenciações de renda fixa digital e tradicional e, também, abordar o futuro da tokenização. A escolha de temas foi pensada para desenhar essas possibilidades de forma simples na mente do ouvinte. Ainda, o modelo de conversa, característico dos podcasts, é algo que acreditamos que vai ajudar na assimilação mais fluída desses conhecimentos”, destaca Inaiara Florêncio, diretora de Estratégia de Conteúdo e Influência do MB.

Os assuntos de cada episódio

Na estreia, Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB, acompanhará Pocai na abordagem do tema “A Revolução do Real Digital na Sua Vida”. Fábio Araújo, do BC, explicará, junto aos especialistas do MB, como a Drex poderá servir de base tecnológica para os investimentos. Os exemplos passam pela possível originação de ativos na plataforma de títulos públicos ou a sua utilização em operações de crédito, o que pode ajudar a reduzir os juros para o consumidor.

No episódio dois, “Renda Fixa Digital é Melhor Que a Tradicional”, Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research, e Guilherme Cadonhotto, especialista em renda fixa, discutirão com Aline Fernandes, editora-chefe da BeInCrypto, as vantagens da renda fixa digital, como o menor custo de emissão desses ativos e a possibilidade de criar um mercado secundário mais facilmente. Além disso, os especialistas conversarão sobre o peso que esses ativos devem ter na carteira do investidor.

Publicidade

Na sequência, Vitor Delduque, diretor de Novos Negócios do MB Tokens, conversa com Marília Fontes e Marco Saravalle, CEO e estrategista-chefe na SaraInvest, sobre os mitos e verdades sobre a renda fixa digital. Dentro desse tópico, os porta-vozes abordarão os seguintes temas: como os ativos de RFD são originados, RFD versus ativos financeiros tradicionais e a remuneração desses ativos em relação ao risco.

No penúltimo episódio, “RWA – A Tokenização Radical e o Novo Mundo na Blockchain”, Fabrício Tota e Bernardo Quintão, Head da LATAM em Backed Finance, discutirão como os ativos do mundo real serão impactados pela tokenização, as finanças descentralizadas e a nova compreensão de posse e propriedade dentro do mundo digital.

Fechando a temporada, Reinaldo Rabelo, CEO do MB, e Eduardo Ibrahim, professor da Singularity University e maior referência em Economia Exponencial do país, irão abordar “Como Será o Futuro Tokenizado”, trazendo aspectos sobre a economia exponencial e o futuro do dinheiro sob os efeitos da tokenização; NFT; IA e metaverso; ameaças e desafios; impactos sociais da tokenização (inclusão financeira, acesso à tecnologia, desenvolvimento global e ESG); e como se preparar para esse novo mundo.

Serviço:
O podcast será disponibilizado semanalmente através do canal do MB no YouTube e por meio da plataforma Spotify.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: EUA acusam  2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

EUA acusam 2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

O Departamento de Justiça acusou Daren Li e Yicheng Zhang de orquestrar um esquema com criptomoedas de “abate de porcos”
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024
Imagem da matéria: Dogecoin está se aproximando de uma "cruz dourada": o que isso significa?

Dogecoin está se aproximando de uma “cruz dourada”: o que isso significa?

Média móvel simples de 50 semanas (SMA) do preço spot da Dogecoin está atualmente em alta e pode passar barreira das 200 semanas
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”