Imagem da matéria: Tokenização, Inteligência Artificial e tendências: último episódio do podcast do MB discute “o dinheiro do amanhã”
Foto: Shutterstock

O Mercado Bitcoin (MB) lançou nesta segunda-feira (27), o último episódio do podcast “Economia Tokenizada: Tokenização, Inteligência Artificial e Tendências”. Nele, os especialistas Eduardo Ibrahim, Expert da Singularity University, e Reinaldo Rabelo, CEO do MB, comentam as definições sobre economia exponencial, o papel da Inteligência Artificial e da Blockchain nesse tipo de economia de base tecnológica, e o modo que esta vai contribuir para facilitar as relações entre pessoas, empresas e culturas

“Quando você digitaliza algo, ela tem um crescimento acima da média em relação àquilo que estamos acostumados no padrão analógico. O mundo digital proporciona crescimentos exponenciais, que vão além do aumento em faturamento e base de clientes”, aponta Eduardo Ibrahim sobre o próprio livro, Economia Exponencial, lançado em 2021.

Publicidade

Nesse contexto, o especialista explica que a inserção da tecnologia na economia caracteriza um conceito de autoprodução, em que é possível continuar produzindo mesmo quando não há aumento de capital ou de trabalho. Tudo isso, segundo ele, impacta positivamente fatores como o futuro do trabalho e a distribuição de renda, uma vez que é possível simplificar processos e, dessa forma, auxiliar nas atividades e resultados humanos.

“Os players entenderam que a tecnologia por trás do Blockchain é interessante e pode ser utilizada para outros fins, que não apenas as moedas. Vemos grandes bancos com áreas de desenvolvimento de tokenização, inclusive o Banco Central, com o Real Digital, que vêm para evidenciar que quanto à economia tokenizada, a pergunta não é ‘se’, mas ‘quando será’”, destaca Henrique Pocai, apresentador do programa e Diretor Comercial do MB.

Sobre a possibilidade de democratização da economia a partir da Web3, Eduardo afirma: “Democratizar é diminuir barreiras de entrada, aumentando o acesso das pessoas aos recursos da economia. Quando falamos de uma tecnologia que proporciona soluções facilitadoras e com menores custos, essa transformação é tangível”. Ele explica ainda as diferenças entre os tipos de tecnologia: Web1, Web2 e, por fim, a Web3, para a qual estamos migrando.

A inclusão de Inteligência Artificial (como o próprio ChatGPT e Bard) na economia é mais um ponto de destaque para a discussão. Para os especialistas, tais serviços, quando avaliados mediante aspectos de senso de comunidade e fundamentação de respostas úteis, podem contribuir para retroalimentar o próprio sistema, melhorando a eficiência, as respostas e o conteúdo disponibilizados, o que também é construído com viés facilitador para as pessoas e, por consequência, para as relações econômicas.

Publicidade

Por fim, Reinaldo Rabelo é convidado a destacar os principais cases do MB que exemplificam o que a plataforma tem feito de diferente em termos de democratização e utilização do Blockchain. Ele aponta a criação do MB Startups, plataforma eletrônica de investimento participativo que, com apenas seis meses de operação, já atingiu altos valores em ofertas de captação e o acesso a mais de cem produtos em RDF (Renda Fixa Digital). Tudo isso é parte da atuação do MB como facilitar aos investimentos de Web3.

Economia Tokenizada: o podcast do MB

O podcast Economia Tokenizada é uma porta de entrada para investidores entenderem como esse mercado movimentará US$ 16,1 trilhões até 2030, o equivalente a 10% do PIB global, segundo projeção da BinaryX.

A primeira temporada do podcast foi dividida em cinco episódios e teve Henrique Pocai, diretor Comercial do MB, como host, ao lado de outros executivos do MB e convidados especialistas em cripto e em tokenização.

Na estreia, Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB, abordou o tema “A Revolução do Real Digital na Sua Vida”. Fábio Araújo, do BC, explicou, junto aos especialistas do MB, como a Drex poderá servir de base tecnológica para os investimentos.

Publicidade

No episódio dois, “Renda Fixa Digital é Melhor Que a Tradicional”, Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research, e Guilherme Cadonhotto, especialista em renda fixa, discutiram com Aline Fernandes, editora-chefe da BeInCrypto, as vantagens da renda fixa digital, como o menor custo de emissão desses ativos e a possibilidade de criar um mercado secundário mais facilmente.

Na sequência, Vitor Delduque, diretor de Novos Negócios do MB Tokens, conversou com Marília Fontes e Marco Saravalle, CEO e estrategista-chefe na SaraInvest, sobre os mitos e verdades sobre a renda fixa digital.

No penúltimo episódio, “RWA – A Tokenização Radical e o Novo Mundo na Blockchain”, Fabrício Tota e Bernardo Quintão, Head da LATAM em Backed Finance, discutiram como os ativos do mundo real serão impactados pela tokenização, as finanças descentralizadas e a nova compreensão de posse e propriedade dentro do mundo digital.

Todo o podcast, incluindo o episódio que encerra a temporada, está disponível no canal do MB no Youtube.

You May Also Like
Moeda de bitcoin e etehreum à frente de tela com logo da Coinbase

Crash da Coinbase pode indicar outro bull run do Bitcoin; entenda por quê

Brian Armstrong, CEO da Coinbase, explicou que a corretora passou por problemas devido ao aumento inesperado de tráfego
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

PL de segregação prevê que empresas cripto individualizem contas de clientes, mas mercado quer outra solução

Grandes empresas do setor cripto defendem que segregação patrimonial seja feita via contabilidade e outros meios em vez de contas individuais
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

BlackRock vai lançar seu ETF de Bitcoin no Brasil

Maior gestora do mundo, a BlackRock traz ao Brasil o ETF de Bitcoin lançado nos EUA em janeiro em uma parceria com a B3
Imagem da matéria: Como se tornar um líder de projetos de Inteligência Artificial | Opinião

Como se tornar um líder de projetos de Inteligência Artificial | Opinião

Saiba como se preparar para o mercado que busca cada vez mais por profissionais responsáveis pelas estratégias de implementação de IA nos negócios