A Ripple recebeu um novo registro nos EUA e agora é uma empresa em Wyoming, estado americano que tem política amigável com as criptomoedas e é reduto eleitoral da senadora e investidora de bitcoin Cynthia Lummis. A Criptomoeda XRP é uma das poucas que opera em alta nesta segunda-feira (22), dia em que o bitcoin chegou a cair US$ 10 mil em poucas horas.
Rebatizada no último dia 11 de ‘Ripple Markets WY LLC’, a representante maior do token XRP terá sua sede na capital Cheyenne, conforme mostram dados da Secretaria de Estado.
“Bem-vinda a Wyoming Ripple! Mais empresas de criptomoedas estão percebendo que Wyoming é um lugar melhor que Delaware para se fazer negócios por causa de nossas leis que permitem criptomoedas”, escreveu Caitlin Long no Twitter.
Ela se referiu ao registro da Ripple pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), em Delaware. Com sede em São francisco, na Califórnia, a empresa responde a um processo de venda ilegal de XRP.
Logo, Caitlin sugere que a ‘nova Ripple’, registrada no nome de Caroline Burgonio, do departamento jurídico da instituição, seja um recomeço em Wyoming. Vale lembrar que foi lá que no ano passado a Kraken foi autorizada a trabalhar como um banco.
Caitlin tem papel importante no desenvolvimento da blockchain Wyoming. Sua empresa, Avanti, recebeu licença bancária no ano passado. Na semana passada ela entrou também na brincadeira ‘Laser Eyes’, um meme criado pelos bitcoiners do Twitter, inclusive adotado por Elon Musk.
Leia Também
O meme também ganhou a atenção da senadora, que não hesitou em trocar sua foto oficial pela dos ‘olhos de laser’. O movimento sem precedentes foi, inclusive, matéria da Forbes. Conforme descreveu, “o meme do olho de laser circulou no Twitter por dias entre os touros do Bitcoin”.
Ripple processada nos EUA
A SEC entrou com uma ação contra a Ripple Labs e seus executivos em 22 de dezembro, alegando que a empresa levantou desde 2013 mais de US$ 1,3 bilhão em ofertas sem aval do regulador.
No mês passado, a Ripple apresentou uma resposta ao processo da SEC, argumentando que, de acordo com a lei federal dos EUA, o XRP não é um título nem um “contrato de investimento”.
A empresa também pediu ao tribunal que considerasse a posição do regulador sobre outras criptomoedas, dizendo que o XRP deveria ser considerado uma moeda virtual da mesma forma que a SEC vê o Bitcoin e o Ethereum.
A investida da SEC contra a Ripple também foi responsável pelo surgimento de ações coletivas dos detentores de XRP; de petição à Casa Branca para o encerramento do processo; e também pela queda no preço da criptomoeda.